Actividades

EQUAL – AGIR PARA A IGUALDADE

 

 

Esta Acção tem como actividades:

 

 

Coordenação - Trabalho em parceria e o processo de decisão a adoptar será o democrático, em contexto das reuniões de parceria.

Marketing - Análise, discussão e decisão ao nível da PD, sobre as estratégias de Marketing a adoptar. Edição de dois boletins informativos.

Edição de Recursos Técnico-Pedagógicos - Serão reproduzidos recursos, que servirão de suporte ao desenvolvimento da Metodologia Agir para a Igualdade nas Escolas e que serão objecto de disseminação ao longo de todo o Projecto

Formação de Professores - Acções de formação de professores/as, em Igualdade entre M. e H., com a duração de 30 horas, creditadas pelo Conselho Científico- Pedagógico da Formação. Contínua, do Ministério da Educação. Parte das Acções são dirigidas a professores/as que leccionam nas 28 escolas (de norte a sul do país, incluindo Açores e Madeira), que integraram a Metodologia Agir para a Igualdade nas Escolas. As restantes, serão dirigidas a professores/as no activo, contudo de uma forma mais abrangente. Serão dirigidas a professores/as sócios dos vários Sindicatos afectos à FENPROF. Este curso pretende Promover e Valorizar o papel da educação e da formação na criação de uma cultura de Igualdade de Oportunidades como um direito de cidadania, incentivando a partilha de responsabilidades entre M. e H., tendo em conta a complexidade social e cultural, bem como as mutações que vão sofrendo ao longo do tempo, da diversidade de públicos, a quem se destinam as acções.

Aplicação da Metodologia Agir para a Igualdade nas Escolas -

Posteriormente às Acções de Formação dirigidas aos/às Professores/as, pretendemos que os/as mesmos/as integrem em algumas disciplinas a metodologia Agir para a Igualdade nas Escolas, composta por:
1. Banda Desenhada de apoio às acções de sensibilização na área da Igualdade entre Mulheres e Homens
2. Banda Desenhada de apoio às acções de sensibilização na área da Igualdade entre Mulheres e Homens para completar
3. DVD de apoio às acções de sensibilização na área da igualdade entre mulheres e homens
4. Caderno temático (fichas de actividades pedagógicas)
5.DVD como desenvolver acções positivas nas empresas e resultados do projecto
6. Programa de formação de professores/as em igualdade entre mulheres e homens.
7.Perfil Profissional do/a Formador/a de Igualdade entre Mulheres e Homens
8. Guia de Direitos
9.Manual de Acções positivas e boas práticas
Esta Metodologia pretende Formar novas mentalidades, introduzindo a análise de género, como conceito operatório, na acção pedagógica e no relacionamento, bem como de reforçar a criatividade e capacidade critica dos/as alunos/as.

Acções de Formação a Dirigentes, Delegados/as e Activistas Sindicais - 6 Acções de Formação/Sensibilização, com a duração de 12 horas, dirigidas a Dirigentes, Delegados/as e Activistas Sindicais, Sócios da União dos Sindicatos da Horta; da União dos Sindicatos de Angra do Heroísmo; do Sindicato dos Metalúrgicos do Norte; do Sindicato dos Metalúrgicos de Braga; do Sindicato dos Metalúrgicos de Lisboa, Santarém e Castelo Branco e do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul.
Este curso pretende dotar os/as representantes sindicais de competências que lhes permitam integrar a igualdade de oportunidades entre mulheres e homens como prioridade na negociação colectiva, permitindo ainda, a aquisição de novas competências, nomeadamente a análise de quadros de pessoal e balanços sociais.

Workshops de Avaliação Intermédia

Realização de um workshop, a fim de se fazer um balanço intermédio da aplicação da Metodologia Agir para a Igualdade, em cada uma das escolas envolvidas, permitindo assim uma troca de experiências entre elas.

 

Seminário EQUAL, direccionado às Escolas - Quer a Parceria de Desenvolvimento, quer as escolas envolvidas neste processo, irão integrar um Seminário EQUAL, direccionado às Escolas. Pretendemos com isto, reconhecer mérito aos/às alunos/as e professores/as, pelo envolvimento e empenho no trabalho desenvolvido, bem como salientar a mais valia desta acção e desta temática em meio escolar. Neste Seminário, apresentaremos um Guia Prático de aplicação da Metodologia Agir para a Igualdade nas Escolas, que é o produto de todo o trabalho realizado com as escolas, durante o ano lectivo 2007/2008

Construção e Reprodução de Um Guia Prático de Aplicação da Metodologia AIE  

Durante o ano lectivo 2007/2008, 14 escolas envolvidas no projecto, desenvolveram trabalhos com os/as alunos/as no âmbito da Metodologia Agir para a Igualdade nas Escolas. Desse trabalho, resultou a integração da temática da Igualdade entre Mulheres e Homens, em diversas disciplinas, quer da área curricular, quer da área não curricular.
Pretendemos assim, construir um Guia Prático de Aplicação da Metodologia AIE, resultante da experiência de um ano de trabalho, de professores/as e alunos/as, a fim de o disseminar a outras escolas, que integrarão o projecto no ano lectivo 2008/2009.
O guia prático será constituído por grelhas, que identificarão a metodologia de trabalho desenvolvida nas várias disciplinias intervenientes.