Cooperação para o desenvolvimento sustentável no espaço Lúsofono

VER PROGRAMA DE LISBOA
VER FOTOS

VER PROGRAMA DO PORTO
VER FOTOS

VER REFERENCIAL DE FORMAÇÃO

PROJECTO DE COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO ESPAÇO LUSÓFONO

1. OBJECTIVOS DO PROJECTO

A CGTP – Intersindical Nacional pretende, através da sensibilização e educação para o desenvolvimento (ED), apetrechar os seus quadros sindicais e os/as trabalhadores/as para a defesa do trabalho digno, do desenvolvimento sustentável e promover um maior envolvimento sindical na cooperação para o desenvolvimento, enquanto expressão da acção sindical internacional solidária.

A CGTP – IN entende a ED como motor de participação social e um contributo para gerar consciências, críticas e cidadãos cidadãs interventivos/as, numa sociedade que se pretende comprometida, responsável e participativa, nomeadamente, sobre a problemática da cooperação para o desenvolvimento entre países do Norte e Sul – comprometida com a luta contra a exploração, a pobreza, a exclusão e por um desenvolvimento global sustentável e solidário.

A CGTP-IN defende ainda que a ED tem de ser executada de modo a que os receptores possam adquirir conhecimentos que lhes permitam dominar todos os instrumentos, sem depender de outros.

Os/as dirigentes e activistas sindicais têm uma importância crucial no mundo do trabalho e na sociedade em geral, através da sua acção e intervenção, sendo agentes privilegiados para promoverem, nos locais de trabalho, os valores da solidariedade e cooperação entre os/as trabalhadores/as dos países do Norte e do Sul, para que partilhem objectivos e interesses comuns contra os ditames da globalização neoliberal.

Pelas limitações inerentes à nossa intervenção, a CGTP-IN pretende sobretudo abordar, neste projecto, a cooperação solidária com países que integram a CSPLP (Comunidade Sindical dos Países de Língua Portuguesa), com particular destaque para as temáticas seguintes:

Os sindicatos enquanto agentes para o desenvolvimento
 Os Objectivos do Milénio da ONU
 Trabalho Digno
 Pobreza/Inclusão
 Igualdade de género
 Direito à educação
 Interculturalidade, migrações e tráfico de seres humanos
 Desenvolvimento sustentável
 Cooperação para o desenvolvimento
 Consumo sustentável/comércio justo

2. SEMINÁRIO NACIONAL DE SENSIBILIZAÇÃO

No quadro do Projecto, realizou-se, no dia 18 de Julho de 2013, na Casa Sindical (USP), no Porto, um Seminário Sindical Nacional de Sensibilização, destinado a representantes das Uniões Distritais dos Sindicatos, Federações e Sindicatos Nacionais, filiados na CGTP-IN.

Esta iniciativa, que contou com a intervenção de representantes da CGTP-IN e do IBJC, pretendeu:
 Integrar na agenda das estruturas sindicais sectoriais e regionais da CGTP-IN a cooperação
e a educação para o desenvolvimento;
 Conhecer as principais dinâmicas socioeconómicas do mundo actual;
 Identificar as definições e dimensões da educação para o desenvolvimento;
 Elencar os princípios, objectivos e áreas de intervenção sindical para a cooperação e
desenvolvimento.

3. CONFERÊNCIA SINDICAL INTERNACIONAL

O Projecto conclui-se com uma Conferência Sindical Internacional, a realizar em Lisboa, no dia 20 de Setembro de 2013, que contará com a participação da CGTP-IN e das suas estruturas, das centrais sindicais da Comunidade Sindical dos Países de Língua Portuguesa (CSPLP) e de algumas entidades nacionais e internacionais que intervêm na cooperação e educação para o desenvolvimento.

Lisboa, 9 de Setembro de 2013