É preciso fazer chegar as melhorias na economia aos trabalhadores

economia crescimentoA revisão em alta do crescimento económico para Portugal em 2017 divulgada pelo Banco de Portugal confirma que existem hoje melhores condições para o Governo e o patronato responderem positivamente às reivindicações dos trabalhadores no sentido da subida dos rendimentos e das condições de trabalho. As projecções agora conhecidas demonstram que não há uma política de sentido único como defendia a troika assente na exploração e no empobrecimento e que existem potencialidades susceptíveis de dar resposta às necessidades da população e do desenvolvimento do país.

Os dados publicados, confirmam a procura interna como o elemento central para a dinamização da economia, nomeadamente pelo contributo do consumo privado e do investimento. Assim, para a CGTP-IN, torna-se premente intensificar a política que promove o aumento dos rendimentos de quem trabalha e trabalhou, com uma subida geral dos salários para os trabalhadores da Administração Pública, do SEE e do privado, bem como pela implementação de uma política fiscal que incida sobre o capital e alivie assalariados e pensionistas.

Ao contrário do afirmado pela Comissão Europeia, não foi a receita da troika e do seu memorando que estão na origem das alterações agora verificadas, mas sim as medidas que, apesar de limitadas, repuseram rendimentos e direitos.

Num quadro em que o crescimento do país deve combinar a procura interna com a externa, e em que se torna premente reequilibrar a balança comercial com o exterior, a CGTP-IN considera urgente renegociar a dívida pública e libertar o país da asfixia orçamental. A CGTP-IN reitera a defesa de uma política de substituição de importações como instrumento essencial para reduzir a nossa dependência externa, ou seja, produzir mais para dever menos.

A melhoria das condições de vida dos portugueses, a valorização do trabalho e dos trabalhadores, a redução das desigualdades e a eliminação da pobreza, a promoção de serviços públicos de qualidade e uma política que contribua para o reforço da coesão territorial e social são, não só elementos que contribuem para o desenvolvimento do país, como, caso sejam assumidos com maior vigor, poderão levar a um crescimento bem superior.

Para a CGTP-IN é tempo de fazer chegar as melhorias na economia nacional aos que para esta mais contribuem, promovendo o emprego de qualidade, atacando a precariedade, tanto no sector público como no privado, e pondo travão à acumulação pelo capital de uma parte crescente da riqueza nacional.

DIF/CGTP-IN
Lisboa, 21-06-2017