Situação Laboral na Base das Lajes

Nota à Comunicação Social n.º 062/07

SITUAÇÃO LABORAL NA BASE DAS LAJES

Delegação Sindical reúne com responsáveis dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros e Defesa, na sede do primeiro, no próximo dia 23 de Agosto, às 11.30

No próximo dia 23 de Agosto, uma delegação do Sindicato dos Trabalhadores de Alimentação, Bebidas e Similares, Comércio, Escritórios e Serviços dos Açores (SABCES/Açores), desloca-se a Lisboa, para reunir, às 11.30 horas, na sede do Mistério dos Negócios Estrangeiros com este Ministério e com o Ministério da Defesa, tendo por objectivo, discutir a situação laboral na Base das Lajes e alertar estes Ministérios para a necessidade do cumprimento integral do Acordo Laboral e Regulamento de Trabalho, por todos os intervenientes.

A delegação do Sindicato é composta por Hélio Sales, delegado do sindicato e trabalhador da Base das lajes e Vitor Silva, dirigente do sindicato e membro da União dos Sindicatos de Angra do Heroísmo e do Conselho Nacional da CGTP-IN.

Em causa está o incumprimento, por parte dos responsáveis norte-americanos, do Acordo Laboral e Regulamento de trabalho, nomeadamente a não aplicação dos resultados do inquérito salarial, que vem acontecendo desde 1999, tendo os trabalhadores portugueses da Base das Lajes perdido nestes últimos 8 anos cerca de 13% no seu vencimento.

Para quaisquer esclarecimentos contactar o dirigente sindical Vitor Silva: 966654971.

DIF/CGTP-IN

Lisboa, 2007-08-21