Carvalho da Silva em Guimarães com Trabalhadores do Sector Têxtil, Vestuário e Calçado

Nota à Comunicação Social n.º 112/11




CARVALHO DA SILVA EM GUIMARÃES COM TRABALHADORES DO SECTOR TÊXTIL, VESTUÁRIO E CALÇADO



Manuel Carvalho da Silva, secretário-geral da CGTP-IN estará amanhã, terça-feira, 13 de Dezembro, pelas 15 horas, numa concentração de trabalhadores do sector têxtil, vestuário e calçado, organizada pela Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios, Vestuário, Calçado e Peles de Portugal – FESETE, junto ao Hotel ÍBIS, no início da Avenida Conde Margaride.

Esta acção está inserida na Semana de Protesto e Acção da CGTP-IN (12 a 17 de Dezembro) contra o aumento do horário de trabalho, contra o trabalho forçado, pelo emprego; salários; direitos.

Tem como objectivos denunciar as intenções do Governo e do patronato: de aumentar o horário de trabalho semanal de 40, para 42,5 horas; obrigar novamente os trabalhadores das ITVC a trabalharem ao sábado e de forma gratuita; cortar 4 feriados por ano e transformá-los em 4 dias de trabalho gratuitos; cortar 3 dias de férias e transformá-los em dias de trabalho gratuito; tornar mais barata a prestação do trabalho extraordinário e eliminar as compensações para descanso. Somadas as intenções anunciadas pelo Governo, os trabalhadores teriam que trabalhar mais 23 dias por ano, de forma obrigatória e gratuita.

Protestar ainda e denunciar o ataque do Governo aos Contratos Colectivos de Trabalho livremente negociados entre a FESETE e as Associações Patronais sectoriais.

Finalmente exigir do Ministro da Economia e do Emprego a publicação das Portarias de Extensão dos contratos negociados e já publicados em 2011, entre a FESETE e as Associações Patronais sectoriais, cujos atrasos na publicação estão a discriminar milhares de trabalhadores e a gerar concorrência desleal entre as empresas

DIF/CGTP-IN
Lisboa, 12.12.2011