Solidariedade com a população da Ilha do Fogo

cartazilhafogoNo final de 2014, a erupção do vulcão na Ilha do Fogo, em Cabo Verde, destruiu várias aldeias e vilas da ilha, assim como os bens e haveres dos seus habitantes. Escolas, centros de saúde e dezenas de casas de habitação foram totalmente destruídas e mais de uma centena necessita de reabilitação.

Face a esta dramática situação, a Central Sindical de Cabo Verde, UNTC-CS, lançou um apelo de solidariedade financeira ao movimento sindical internacional e, particularmente, às Centrais Sindicais que integram a Comunidade Sindical dos Países de Língua Portuguesa – CSPLP, que a CGTP-IN integra, tendo actualmente o seu Secretariado Executivo.

Apesar das dificuldades financeiras com que o trabalhadores e o povo português se confrontam, face à política de direita que faz da exploração, das desigualdades e do empobrecimento a sua matriz de classe, a CGTP-IN considera que o MSU não pode deixar de manifestar o seu apoio à população da Ilha do Fogo para que possa voltar a dispor de condições dignas para viver e trabalhar em segurança. Os encargos financeiros com as habitações são de 4.500€, por reabilitação, e de 13.500€, por nova construção.

Perante a imperiosa necessidade de resposta humanitária a esta população, o Conselho Nacional decidiu:

1. Promover uma Campanha de Solidariedade para ajudar na reabilitação e/ou construção de habitações na Ilha do Fogo;

2. Apelar à contribuição do MSU, dos trabalhadores e da população em geral, através de:
2.1. Apoio financeiro das Federações (que coordenarão os contributos dos sindicatos do sector) e dos Sindicatos Nacionais;
2.2. Contributo dos trabalhadores e trabalhadoras, assim como das populações. Esta Campanha é coordenada pelas Uniões Distritais e apoiada por folhas numeradas para registo das pessoas e dos respectivos contributos;
2.3. As contribuições devem ser depositadas na conta da CGTP-IN com o NIB: 003521700000669993039, até ao dia 15 de Março de 2015. Solicita-se que, no momento do depósito ou transferência, façam a confirmação para os e-mails: Este endereço de correio electrónico está protegido contra leitura por robôs. Necessita activar o JavaScript para o visualizar. e Este endereço de correio electrónico está protegido contra leitura por robôs. Necessita activar o JavaScript para o visualizar., com vista à emissão do respectivo recibo.

3. A campanha será suportada pelos seguintes materiais:
3.1. Um cartazete para colocar nos locais de trabalho;
3.2. Um certificado para todas as Federações e Sindicatos Nacionais que participem na Campanha.

A contribuição global do MSU será entregue à UNTC-CS, com a identificação das organizações sindicais participantes na Campanha.