Concentração contra a ocupação do Iraque
Rossio, 20 de Março de 2007
Iraque: 4 anos de ocupação, 4 anos de resistência
MENSAGEM
A CGTP-IN saúda a luta heróica do povo iraquiano pela libertação do seu país, condena veementemente os actos bárbaros perpetrados pelas forças ocupantes: Estados Unidos e seus aliados.
A todos os presentes e aos portugueses em geral, manifestamos a nossa total identificação para com a luta contra a ocupação do Iraque, pela paz, pelo direito do povo iraquiano decidir do seu destino.
Faz hoje quatro anos que os Estados Unidos da América e alguns dos seus aliados, entre os quais o governo de Durão Barroso, iniciaram a invasão e ocupação do Iraque.
Fizeram-no à revelia do Direito Internacional, da vontade da opinião pública mundial, baseados em falsos pretextos, mentiras e na ignóbil manipulação de informação e documentos.
Hoje o Iraque é um país destruído, mais de 650 mil iraquianos foram mortos; 4 milhões tiveram de se exilar. As estruturas do Estado e as infra-estruturas do país estão reduzidas a escombros. O país está a ferro e fogo. Os seus recursos naturais estão a ser alvo de pilhagem por parte das forças ocupantes.
E, no entanto, nestas terríveis condições impostas pelos ocupantes e seus lacaios os trabalhadores e o povo iraquiano resistem e lutam. Essa resistência, que nos trás à memória o Vietname heróico nos anos 60 e 70, é um apelo a todos os amantes da paz, para que prossigam a luta, não só contra a ocupação do Iraque mas pela paz a nível mundial, pela libertação do povo palestiniano do ocupante israelita ou do Sahara Ocidental.
Pela supremacia do Direito face ao poder militar, pela resolução pacífica dos conflitos.
Contra a intervenção de Portugal e da União Europeia nesta guerra!
Pelo fim da política belicista dos Estados Unidos da América!
Viva a luta do povo iraquiano!
Viva a paz!
Lisboa, 20 de Março de 2007
O Conselho Nacional da CGTP-IN