CGTP-IN Condena Repressão Marroquina

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/c8/Flag_of_Western_Sahara.svg/125px-Flag_of_Western_Sahara.svg.pngNo passado dia 2 de Março, a polícia marroquina carregou violentamente contra uma manifestação de trabalhadores saharauis, causando 25 feridos.

A manifestação que se realizou em El-Aioun, capital dos territórios saharauis, ilegalmente ocupados por Marrocos, foi convocada pela Confederação Sindical dos Trabalhadores Saharauis (CSTS), reivindicando aumentos salariais e o fim da discriminação no trabalho.

Para além dos 25 feridos, um deles com gravidade, a polícia marroquina deteve 7 trabalhadores.

A CGTP-IN condena veementemente mais este brutal atentado das autoridades marroquinas, que confirma a violenta repressão exercida sobre os trabalhadores e o povo do Sahara Ocidental por parte do governo de Rabat, repressão que uma delegação de organizações sindicais europeias, incluindo a CGTP-IN, teve ocasião de verificar durante uma recente missão aos territórios ocupados.

A CGTP-IN exige a imediata libertação dos detidos e o fim da ocupação ilegal do Sahara Ocidental, bem como a aceitação por parte do governo marroquino da única solução possível e justa para o conflito, a realização de um referendo em que o povo saharaui determine livremente o seu futuro.

Departamento de Solidariedade e Paz
CGTP-IN