Solidariedade com Manifestação Nacional da CGIL de Itália

 A CGIL, que é a mais representativa confederação sindical de Itália, promove, no dia 27 de Novembro, em Roma, uma grande manifestação nacional subordinada ao lema “o futuro é dos jovens e do trabalho/mais direitos, mais democracia”. A CGTP-IN enviou uma mensagem de solidariedade à direcção da sua congénere italiana, que abaixo se transcreve:


“Queridos camaradas,

Em nome dos trabalhadores e trabalhadoras portugueses que representamos, enviamos à CGIL e aos trabalhadores italianos a nossa fraterna solidariedade para com a acção de 27 de Novembro sob o lema “o futuro é dos jovens e do trabalho/mais direitos, mais democracia”, certos de que a mesma contará com a participação massiva de trabalhadores e trabalhadoras de toda a Itália.

Coincidimos plenamente com os objectivos desta vossa importante luta, designadamente pelo emprego estável e pelo trabalho digno, pela protecção social, pela contratação colectiva e pela justiça fiscal e social.

Os trabalhadores portugueses acabam de realizar uma poderosa greve geral, exigindo o fim das injustiças e uma mudança de políticas, à qual a CGIL deu também o seu apoio solidário.

É fundamental a solidariedade entre os trabalhadores e os sindicatos europeus e a nível global, num contexto em que se aprofundam políticas neoliberais e anti-sociais, às quais é urgente responder com determinação e unidade de acção.

Lisboa, 25 de Novembro de 2010

Graciete Cruz

Secretária Internacional

Comissão Executiva da CGTP-IN”