45º aniversário da Frente Polisario

POLISARIOA CGTP-IN saúda de forma fraterna o 45º aniversário da Frente Polisario, legitima representante do povo Saharaui; uma organização que se confunde com a história de luta deste povo para colocar fim à ocupação do seu território por Marrocos, pelo seu direito à autodeterminação e independência, pela paz e a soberania do Sahara Ocidental.

Quando se completam 45 anos da fundação da Frente Popular de Libertação de Saguia El Hamra e do Rio de Ouro, reiteramos a nossa solidariedade e determinação em manter e aprofundar a cooperação em defesa dos direitos e aspirações dos nossos povos, um objectivo que a CGTP-IN tem vindo a prosseguir nas muitas acções e tomadas de posição por si realizadas ou em conjunto com o movimento Português para a paz e a solidariedade.

Estamos certos que a justa luta do povo Saharaui alcançará os seus objectivos. Chegará o tempo em que a ocupação, a repressão e as sistemáticas violações dos direitos fundamentais deste povo por Marrocos serão derrotadas. Chegará o momento em que a cumplicidade da União Europeia – que mantém um acordo económico com Marrocos (declarado ilegal) e permite a exploração e saque de recursos naturais – dos EUA, de França e de Espanha terá o seu fim. Chegará também o momento em que a ONU – a quem se impõe a implementação do direito internacional e das pertinentes resoluções sobre o direito de autodeterminação e independência dos povos colonizados – terá de intervir decididamente em defesa do oprimido e contra o colonizador.

A CGTP-IN reafirma nesta ocasião o seu empenho na luta:

- Pelo fim da ilegal ocupação dos território do Sahara Ocidental pelo Reino de Marrocos,

- Pelo exercício do inalienável direito de autodeterminação e independência do povo Saharaui,

- Pela libertação dos presos políticos Saharauis detidos nas cadeias marroquinas e o fim da repressão deste povo,

- Para que o governo Português cumpra o estabelecido no Artigo 7º da Constituição da República Portuguesa, retirando-se dos acordos comerciais que saqueiam os recursos naturais do Sahara Ocidental, nomeadamente o acordo UE-Marrocos,

- Para que o governo português reconheça a República Árabe Saharaui Democrática e apoie a concretização dos direitos do povo Saharaui.

Terminamos, reiterando aos trabalhadores e ao povo Saharaui que continuarão a contar com a solidariedade activa da CGTP-IN e dos trabalhadores Portugueses, bem como com o nosso empenho no aprofundamento das relações históricas de amizade e cooperação que nos ligam à Frente Polisario e à UGTSARIO – A Central Sindical Saharaui – seus legítimos representantes.

10.05.2018
INT/CGTP-IN