Pela efectivação do direito à formação profissional
Com a aplicação desta Campanha, pretendemos fornecer, às organizações e aos quadros sindicais, informações e conhecimentos que os ajudem a defender, através da acção reivindicativa, da negociação colectiva e nas estruturas de representação, a criação de respostas concretas face à necessidade de melhoria da qualificação nas empresas, em várias vertentes, nomeadamente pela aplicação da legislação em vigor, e do recente Acordo assinado entre os parceiros sociais sobre esta matéria, com vista a dar acesso, aos trabalhadores, a acções de formação e de certificação das suas competências e à sua devida valorização nas empresas.
FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
CAMPANHA 2006 -2007
Pela efectivação do direito à formação profissional
OBJECTIVOS
Agir para a realização prática das orientações definidas no Programa de Acção adoptado no 10º Congresso da CGTP-IN, onde se considera a educação ao longo da vida como um direito de todos, permitindo uma valorização pessoal e ao mesmo tempo um meio de adaptação à sociedade e à economia baseada no conhecimento. Para este fim, tem-se presente a necessidade de se articular e dar coerência a várias vertentes: formação inicial, formação contínua, certificação das competências, educação/formação de adultos, acções especificas contra o abandono e insucesso escolar e para os menores de 18 anos que ingressam no mercado de emprego, o sistema nacional de formação profissional e de certificação. Neste quadro, a formação contínua constitui uma dimensão essencial da educação ao longo da vida, importando concretizar os acordos de concertação social e a lei, que garantem um tempo de formação anual e outras condições para melhorar a qualificação dos trabalhadores e trabalhadoras, e dinamizar a contratação colectiva.
Através das estruturas de representação, onde a CGTP-IN tem assento, pretendemos defender uma formação profissional de qualidade e certificada, ao nível da formação inicial (basicamente para os jovens de
Com a aplicação desta Campanha, pretendemos fornecer, às organizações e aos quadros sindicais, informações e conhecimentos que os ajudem a defender, através da acção reivindicativa, da negociação colectiva e nas estruturas de representação, a criação de respostas concretas face à necessidade de melhoria da qualificação nas empresas, em várias vertentes, nomeadamente pela aplicação da legislação em vigor, e do recente Acordo assinado entre os parceiros sociais sobre esta matéria, com vista a dar acesso, aos trabalhadores, a acções de formação e de certificação das suas competências e à sua devida valorização nas empresas.
ACÇÕES/CALENDARIZAÇÃO
Trata-se de realizar uma Campanha de Sensibilização/Debates, num prazo de 14 meses, que deverá culminar com a realização de uma Conferência Nacional e a adopção de Plano de Acção e Reivindicações sobre Formação e Qualificação Profissional.
1ª Fase (Janeiro a Fevereiro 2006)
Preparação das Sessões de Sensibilização/Debate e dos Materiais de divulgação (decidir o que se divulga, a reproduzir ou a criar).
2ª Fase (Março a Junho 2006)
Sessões de Sensibilização/Debates Regionais, Intersectoriais
(Distritos de: Porto, Coimbra, Lisboa, Évora, Faro, Castelo Branco, Açores e Madeira)
Programa das Sessões:
| Questões de fundo |
1- A NECESSIDADE DE MUDAR * Alguns dados gerais sobre a situação da baixa qualificação e escolaridade * Razões para melhorar as qualificações, interesse dos trabalhadores, das empresas, da região e do País. | - Porque é necessária a educação ao longo da vida - Porque é importante os quadros sindicais empenharem-se sobre estas matérias |
2- OS MEIOS EXISTENTES * Os Instrumentos existentes no IEFP e os patrocinados pela CGTP-IN As Medidas, Os Centros de Formação Profissional, o Sistema de RVCC e RVCC-Pro. * Os Acordos de Concertação Social. * O Código Laboral e as novas evoluções sobre estas matérias. * O Acordo Europeu entre CES e UNICE sobre a aprendizagem ao longo da vida,
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-Em que condições (acesso, horários, custos) se deve realizar a formação contínua e a certificação das competências - A cláusula de formação para os menores de 18 anos sem a escolaridade obrigatória - Como melhorar a intervenção nos orgãos de gestão ligados à Formação Profissional
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3- QUE ACÇÃO SINDICAL * Que Acção reivindicativa, no imediato e a prazo? * Exemplo de conquista nalguns sectores, * Exemplo de projectos ou acordos positivos.
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Participação das ORT . - Como efectivar o direito à formação profissional e em particular à formação contínua - O que deve melhorar, na aplicação da legislação laboral sobre a FP nas empresas e no quadro da negociação colectiva
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Após cada Sessão, será feita uma recolha das principais ideias e pontos de discussão, que servirão para a preparação da Conferência de Fevereiro 2007.
3ª Fase (Julho
Acção/Reflexões nos Sindicatos e nas empresas sobre:
· a aplicação do Código do Trabalho sobre a definição de um Plano de Formação e o acesso às horas de formação previstas na lei; a participação dos trabalhadores;
· a realização de acções de formação, organizadas pela empresa ou um conjunto de empresas, em particular, tratando-se de micro ou pequenas empresas, realizadas por organismos de formação próprios ou externos;
· a criação de condições favoráveis para a realização do sistema de Reconhecimento Validação e Certificação das Competências adquiridas ao longo da vida, com vista a abrir as portas para um novo percurso formativo e a evolução na carreira profissional; defender a agilização da aplicação do sistema RVCC, levando-o às empresas, para facilitar o acesso dos trabalhadores ou criar melhores condições de acesso nos Centros existentes.
· Pressionar as empresas em situação económica difícil e o Estado para a criação de Planos de Reconversão, que se baseiem na utilização dos conhecimentos e competências existentes, que valorizem as competências transversais e a requalificação, para prevenir situações de desemprego.
4ª Fase (Julho a Novembro 2006)
Realização do Estudo sobre a realidade da Formação Profissional
Com base num Inquérito distinto dirigido às empresas e outro aos trabalhadores, pretendemos estudar:
- O que existe em empresas sobre o exercício do direito à formação, o que falta? Em que aspectos as disposições legais e acordos de concertação tiveram resultados directos, quais as melhorias verificadas?
- O que se deve melhorar ainda ao nível das empresas ? O que se deve melhorar ao nível das estruturas e órgãos de Estado e outras, ligadas à formação contínua ?
- O que se deve melhorar ao nível das políticas e órgãos consultivos ligados à formação profissional e contínua.
- Aspirações e anseios dos trabalhadores.
5ª Fase (Dezembro
1) Avaliação das Acções e Reflexões realizadas
- Avaliar, nas estruturas sindicais, os resultados das acções e reflexões realizadas.
- Avaliar os resultados dos inquéritos
2) Preparação/Dinamização da Conferência Nacional, do Plano de Acção e Reivindicações
- Reflexão sobre as conclusões do Estudo
- Elaboração de uma proposta de Plano de Acção para 2007-2008
- Elaboração de uma proposta de Reivindicações
- Preparação/dinamização da Conferência Nacional ao nível distrital.
6ª Fase (Fevereiro 2007)
Conferência Nacional, a realizar na primeira quinzena de Fevereiro.
- Reflexão sobre a Campanha desenvolvida e a realidade nas empresas
- Aprovação do Plano de Acção 2007-2008
- Aprovação de Reivindicações
- Apresentação de uma Brochura de Apoio para actividades práticas nesta área.
COORDENAÇÃO E MEIOS
Coordenação: Comissão Específica de Formação e Qualificação Profissional através do Departamento de FQP.
Meios
1) Documentação de apoio para as Sessões de Sensibilização/Debate Regionais
- Utilizar folhetos e materiais informativos do IEFP e, se necessário, resumi-los
- Reproduzir documentos internos de análise, e, se necessário, criá-los.
2) Folheto de apresentação da Campanha para divulgação massiva, através das estruturas sindicais e do sítio da CGTP-IN na Internet.
3) Inquérito para a Avaliação das realidades e perspectivas.
- Realizar um Inquérito e divulgá-lo/recolhê-lo através das estruturas sindicais com eventual colaboração de um Instituto de estudos sociais.
4) Em paralelo, propor-se-á ao Observatório de Emprego e Formação Profissional a realização de um estudo sobre a realidade da formação contínua em Portugal.
5) Apoios financeiros:
- Foi apresentada uma candidatura ao IEFP.
FQP/GC/31 Jan. 2006
Campanha 2006-2007