Trabalhadores da Matutano reunidos em plenários preparam luta por aumentos salariais

Trabalhadores da Matutano reunidos em plenários preparam luta por aumentos salariaisOs trabalhadores da Empresa Matutano, do grupo multinacional PepsiCo, estão durante o dia de hoje, 18/01/2023, reunidos em plenários.

Em cima da mesa estão vários pontos nomeadamente o processo judicial que o STIAC (Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Indústria Alimentar) colocou à empresa referente a ilegalidade dos horários de laboração contínua, o pré-aviso de greve ao trabalho suplementar em vigor durante o ano de 2023, os baixos salários que se praticam na empresa, a elaboração de um caderno reivindicativo para 2023 e a possibilidade de os trabalhadores avançarem para uma greve com vista a atualizações salariais e ao cumprimento do CCT referente aos horários de trabalho.

O STIAC esclarece que, com o aumento do salário mínimo nacional, 50% dos trabalhadores vão a partir de janeiro de 2023 ter os 760 como salário base. Com esta perda de rendimento vão se acentuar as dificuldades destes trabalhadores e das suas famílias. Esta situação tem-se vindo a degradar ao longo dos anos prevendo-se que em 2024 sejam 75% os trabalhadores nesta situação de salários mínimos nacionais. Existe na empresa casos de trabalhadores com 20 anos de casa a ganhar o salário mínimo nacional.

O brutal aumento do custo de vida exige respostas por parte da empresa e com medidas urgentes como a valorização das carreiras e salários destes trabalhadores.

Quando o Grupo PepsiCo apresenta resultados muito positivos durante o ano de 2022, nada justifica que esta multinacional pratique o salário mínimo nacional.

O clima de medo, de incerteza e dúvidas são usados para “encaminhar” os trabalhadores no sentido que lhes é mais conveniente, quase nunca por bons motivos e sempre incutindo o medo, tanto quanto forem capazes e que são quase só e apenas resultado da procura de mais ganhos financeiros.

Para tratar destes e de outros temas, o STIAC tentou, no passado mês de novembro, a marcação de 2 reuniões com a empresa sempre sem sucesso.

Os Plenários realizados pelo STIAC contam com a participação de Rita Branco, da Interjovem.

Fonte: STIAC