"Opção Eleita" instaurou processos disciplinares porque trabalhadores aderiram à greve

Opção Eleita instaurou processos disciplinares por os trabalhadores aderirem a uma greveOPÇÃO ELEITA INSTAUROU PROCESSOS DISCIPLINARES POR OS TRABALHADORES ADERIREM A UMA GREVE

A concessionária do serviço de refeições de um dos bares do Hospital de São João, a Opção Eleita, Lda.ª, decidiu instaurar processos disciplinares aos trabalhadores que aderiram à greve do setor das cantinas, refeitórios e bares concessionados no dia 28 de novembro de 2022.

A FESAHT, que promoveu a greve, cumpriu todos os formalismos e procedimentos legais.

Esta decisão de instaurar processos disciplinares por parte da Opção Eleita é ilegal e configura a pratica de um crime previsto e punível por Lei.

O sindicato já exigiu o arquivamento dos referidos processos, mas não obteve resposta da Opção Eleita.

O direito de greve é um direito fundamental e irrenunciável dos trabalhadores, protegido por Lei e pela Constituição da República Portuguesa, que não pode ser beliscado.

Esta decisão da empresa, na sequência de outras, configura a prática de assédio laboral, visa, mais uma vez, intimidar os trabalhadores, criar-lhes um ambiente hostil, humilhante e desestabilizador de modo a que estes abdiquem dos seus direitos laborais.

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte