Greve no comércio e serviços da Região Oeste na véspera de Natal

Greve no comércio e serviços da Região Oeste na véspera de NatalPatrões retalham trabalhadores

Greve dia 24 de Dezembro

O CESP (Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal) está em negociações com a ACIRO (Associação Comercial, Industrial e Serviços da Região Oeste) relativamente à tabela salarial para 2023 do Contrato Colectivo de Trabalho.

Este CCT abrange os trabalhadores das empresas dos concelhos de Torres Vedras, Cadaval, Sobral de Monte Agraço e Lourinhã, que exerçam actividades de comércio e serviços.

A proposta de aumentos salariais apresentada pela associação patronal é miserável.

Prevêem manter o valor do Salário Mínimo Nacional para a esmagadora maioria dos trabalhadores da região e um subsídio de alimentação de 3,75€/dia.

O sector do comércio está praticamente aberto todo o ano, 7 dias da semana, com horários de abertura completamente liberalizados, na maioria entre as 8h e as 24h, com imposição de trabalho pela noite dentro, em laboração contínua sem qualquer necessidade, desregulando por completo a vida dos trabalhadores.

O CESP exige que a ACIRO tome opções que promovam a recuperação do poder de compra da população, e a melhoria dos salários dos trabalhadores do comércio dos concelhos de Torres Vedras, Cadaval, Sobral de Monte Agraço e Lourinhã.

Exigimos:

Aumento de 100€/mês para todos os trabalhadores, bem como a valorização dos trabalhadores, das suas carreiras e qualificações adquiridas.

Na mesa de negociação ou nos locais de trabalho, não nos demitimos do nosso papel de dinamizar a luta por melhores salários, por horários dignos, por mais e melhores condições de trabalho.

Não queremos continuar a empobrecer a trabalhar!

Fonte: CESP