Trabalhadores do Hospital de Vila Franca de Xira em greve amanhã

Trabalhadores do Hospital de Vila Franca de Xira em greve dia 15 de DezembroNo dia 15 de Dezembro os trabalhadores do Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) estarão em greve nos turnos da manhã e tarde pela exigência da contratação urgente de profissionais e as 35 horas de horário semanal.

Salvaguardando os interesses da população e dos trabalhadores, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) e o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas (STFPSSRA) e os trabalhadores do HL exigem:

A regulamentação dos horários de trabalho, aplicando as 35 horas de trabalho por semana, incluindo para as novas contratações;

O efectivo pagamento de todas as horas/turnos extraordinários;

A harmonização de direitos tendo por base a legislação que vigora nas restantes instituições do SNS;

O direito à progressão na carreira;

A contratação urgente de profissionais.

É urgente que o Conselho de Administração (CA) do HVFX e o Ministério da Saúde subscrevam os Instrumentos de Regulamentação Colectiva com o SEP e o STFPSSRA no sentido de considerar a mesma legislação aplicada às restantes EPE do país, com o objectivo da harmonização de direitos.

Além disso, a carência de profissionais no HVFX é uma realidade que provocou a redução do número de profissionais por turno, a realização de trabalho extraordinário programado e a acumulação de centenas de feriados não gozados, redução de folgas e o aumento de ritmos de trabalho.

É fundamental criar condições de trabalho para atrair e fixar trabalhadores, nomeadamente tempos de descanso adequados e a contabilização de todos os anos de serviço para efeitos de progressão.

Assim, convidamos os Senhores Jornalistas, no dia 15 de Dezembro, para a entrega de uma resolução no Ministério da Saúde às 12 horas.

Fontes:

SEP

STFPSSRA