EM DEFESA DE UMA PROFISSÃO COM FUTURO
Professores realizam Vigílias diárias em todo o país
Hoje é a vez da região centro
Depois das vigílias realizadas em Porto, Braga, Vila Real, Chaves e Bragança, em que participou um milhar de docentes, hoje, 13 de dezembro, a partir das 18.00 horas, cabe aos professores da região centro (Coimbra, Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Leiria) marcar presença na rua e dar voz à defesa de uma Profissão com futuro.
Estas vigílias integram um extenso calendário de ações e lutas a promover por oito organizações sindicais - ASPL, FENPROF, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU -, o qual culminará, numa primeira fase, com uma grande Manifestação Nacional dos Professores e Educadores em 4 de março de 2023. Entretanto, mais iniciativas e ações de luta estão previstas e outras serão anunciadas.
Nas vigílias, para além de intervenções de representantes das organizações sindicais promotoras, será apresentada e colocada à votação uma Moção que, depois de aprovada, será enviada ao Ministro da Educação, Primeiro-Ministro e aos grupos parlamentares. Simultaneamente, será distribuído, para que circule nas escolas, um abaixo-assinado cujo conteúdo reafirma a rejeição dos docentes às propostas do ME de revisão do regime de concursos e integra diversas reivindicações, no sentido da valorização e da atratividade da profissão docente. Os docentes serão ainda convidados a aprovar posições nas reuniões que se realizarão no final do período letivo.
Os locais de realização das vigílias, todas com início às 18:00 horas, para as quais se convida a comunicação social a estar presente, são os seguintes:
Hoje, 13 de dezembro
REGIÃO CENTRO
Aveiro – Praça Joaquim Melo Freitas
Covilhã – Praça do Município
Coimbra – Praça da República
Guarda – Praça do Município
Leiria – Largo da República (junto à Câmara Municipal)
Viseu – Rossio (junto à Câmara Municipal)
Fonte: SPRC