Greve e concentração no Hospital da Cruz Vermelha e concentração a 14 de dezembro

noticia 0000038575 711x400Trabalhadores avançam para GREVE a 14 de Dezembro, das 8 às 24 horas e, CONCENTRAÇÃO - junto à Entrada do Hospital!

Administração do Hospital da Cruz Vermelha continua a alegar caducidade do Acordo de Empresa em vigor, com o assumido objectivo de cortar nas remunerações!

A Administração do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa (HCV), nomeada em Maio/2022 pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) recusa negociar a revisão do Acordo de Empresa (AE) com a alegada caducidade, decidida à margem da Lei!

Apesar do governo ter publicado em Março/2021 a Lei n.º 11/2021, que suspende por um período de 2 anos, a caducidade das convenções colectivas, a administração decidiu deixar de aplicar o AE a partir de Outubro/2021, ao arrepio da Lei em vigor e numa atitude de grande despotismo, para retirar direitos e remunerações aos trabalhadores.

No decurso desta decisão assumida pela anterior administração (e mantida pela actual), os Sindicatos recorreram aos mecanismos legais, na Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), onde contestaram fundamentadamente esta decisão.

Contudo, face ao impasse e arrastamento do processo, no dia 28 de Março, os Sindicatos solicitaram uma audiência com carácter de urgência à Ministra do Trabalho e no dia 29 de Abril reuniram com o Secretário de Estado do Trabalho (responsável pela área da Negociação e Contratação Colectiva), onde reafirmaram a sua fundamentada contestação.

Desde então, da parte do governo tem existido um intolerável silêncio e passividade, face ao incumprimento de uma Lei que publicou!

É POR ESTAS RAZÕES, QUE OS TRABALHADORES ESTARÃO EM GREVE E, EM CONCENTRAÇÃO À ENTRADA DO HOSPITAL, EM PROTESTO:

Pela atitude indigna e inaceitável, da administração do HCV, que representa a SCML, detentora dos direitos do Jogo Social em Portugal - mas que sem qualquer “misericórdia” - anda a cortar as remunerações dos trabalhadores, a quem para cúmulo, não valoriza os salários desde 2010;Perante a intolerável passividade do governo, face ao ostensivo incumprimento da Lei que publicou!

Exigem também aumentos salariais, para fazer face ao aumento do custo de vida, a imediata retoma do processo negocial do AE e a sua aplicação a todos os trabalhadores!

Fontes: - Sindicato da Hotelaria do Sul

 - Sindicato dos Enfermeiros Portuguese

 - Sindicato Profissionais Farmácia e Paramédicos