Amanhã, 1 de Junho, às 11 horas, a secretária-geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha, estará na concentração de trabalhadores do Hospital de Vila Franca de Xira, à entrada do Hospital.
Estes trabalhadores estarão em greve durante esse dia.
Os trabalhadores do Hospital de Vila Franca de Xira, EPE, estiveram e continuam a estar na linha da frente no combate à pandemia por Covid 19.
Apesar das condições adversas ou mesmo da falta de condições em muitos serviços, situação que o quadro pandémico apenas veio agudizar, uma vez que já persiste há anos, os trabalhadores desenvolveram o seu trabalho com competência, dedicação e profissionalismo, garantindo o direito à saúde e à qualidade dos cuidados prestados aos utentes.
No entanto após um ano da transição do Hospital Vila Franca de Xira para EPE, os trabalhadores continuam a fazer 40h de trabalho semanal.
O Conselho de Administração na reunião realizada com o Sindicato em Janeiro, assumiu o compromisso, de que a partir de 1 de Abril os trabalhadores passariam a fazer 35h, no entanto não passou de uma promessa!
Os trabalhadores continuam sem um instrumento de regulamentação colectiva, que lhes permita ter melhores condições de vida e trabalho, sendo descriminados relativamente aos trabalhadores dos outros Hospitais EPE.
Trabalhar 40h é perder salário, impossibilitar a conciliação da vida profissional com a vida familiar e particular.
Há muitos trabalhadores que estão a ser prejudicados salarialmente, pois são remunerados abaixo da tabela salarial da Administração Pública.
Os trabalhadores do HVFXira exigem:
Adesão ao Acordo Colectivo de Trabalho!
35h para todos!
Carreiras dignas e valorizadas!
Pela regularização dos horários de trabalho!
Pela contratação de trabalhadores necessários ao bom funcionamento dos serviços!
Pela defesa do SNS!