Isabel Camarinha estará com trabalhadores do Hospital da Luz em greve

GREVE dia 26 de Abril dos trabalhadores do Hospital da Luz em Lisboa

Os trabalhadores do Hospital da Luz do Distrito de Lisboa vão estar concentrados a partir das 9h à porta do Hospital da Luz - Edifício C (Av. Lusíada, 100 – 1500-650 Lisboa).

A greve foi a resposta encontrada após as sucessivas recusas da administração em ouvir e respeitar os trabalhadores.

Os objectivos da greve são:

A aplicação imediata do Contrato Colectivo de Trabalho do CESP;O aumento dos salários em 90€ a todos os trabalhadores;Dignificação das Carreiras e Categorias Profissionais e das qualificações adquiridas ao longo de anos de trabalho.

A Direcção do Hospital da Luz recusa discutir a aplicação imediata do CCT subscrito pelo CESP, o que está a penalizar fortemente os salários dos trabalhadores, apesar das várias sentenças nos tribunais reconhecerem que o mesmo está em vigor e que aos trabalhadores deve ser pago as diuturnidades e restantes matérias pecuniárias, bem como a todos os direitos aí consagrados.

Na última reunião do CESP com o Hospital da Luz para negociar o Caderno Reivindicativo, saiu uma mão cheia de nada. A proposta de aumentos salariais feita pela direcção do hospital está longe do exigido pelos trabalhadores, para além que estes são discriminatórios. Entre as restantes matérias, como a atribuição do incentivo mensal, férias, horários e outros, entre promessas e recusa de discussão, o que saiu da reunião foi o desrespeito para com quem lhes assegura o negócio e os lucros. É preciso valorizar o trabalho e os trabalhadores!

Primeiro foi a pandemia, agora a guerra e as sanções económicas, os trabalhadores do Hospital da Luz têm pago sempre a factura. O resultado é que estão a viver cada vez pior e com mais dificuldades. Os salários actuais não respondem ao aumento brutal dos preços e do custo de vida.

A concentração contará com a presença da Isabel Camarinha, Secretária-Geral da CGTP-IN.

Fonte: CESP