Trabalhadores do Bingo Boavista receiam pelo futuro dos postos de trabalho

Ontem, o sindicato promoveu uma reunião com os trabalhadores do Bingo Boavista para analisar a situação social dos mesmos.

Os trabalhadores estão a viver grandes dificuldades, têm salários em atraso, há um ano que vêm os seus salários reduzidos drasticamente, pois, o subsídio atribuído pela segurança social aos trabalhadores com o contrato suspenso não é a 100% dos salários.

Muitos dos trabalhadores estão a terminar os prazos de garantia do subsidio de desemprego e correm o risco de ficar sem qualquer apoio e proteção social.

Foi recentemente declarada a insolvência da empresa Pefaco, S. A. que explorava a sala de jogo do bingo Boavista.

O administrador de insolvência decidiu despedir todos os trabalhadores.

Os trabalhadores receiam pelo futuro dos seus postos de trabalho.

O sindicato entende que, mesmo despedidos, os trabalhadores têm direito aos postos de trabalho, conforme Acórdão do Tribunal de Justiça da União Europeia e por força do contrato de concessão que vier a ser assinado.

Contudo, tal entendimento transmitido aos trabalhadores pelo sindicato não foi suficiente para afastar os receios dos trabalhadores quanto ao futuro dos seus postos de trabalho e direitos.

Se o Governo tivesse honrado o compromisso assumido com o sindicato e com os trabalhadores, de nomear uma comissão administrativa e reabrir a sala de jogo do bingo, nada disto aconteceria.

Por isso, a culpa desta insegurança dos trabalhadores é do Governo.

Por outro lado, o sindicato continua sem saber a identificação da empresa que ganhou o concurso, bem como a data prevista para a assinatura do contrato de concessão.

Não se compreende que o Governo e o Turismo de Portugal continuem a não fornecer os dados da nova concessionária da licença do jogo do bingo em causa.

Na reunião realizada na DGERT no passado dia 10 do corrente mês de fevereiro, o senhor administrador de insolvência não manifestou nenhuma abertura para ter em conta a situação social dos trabalhadores e a ausência da nova concessionária, tendo contribuído para tal situação atual.

Assim, o plenário de trabalhadores, realizado ontem, decidiu exigir informação devida aos trabalhadores, a reabertura urgente da sala de jogo do Bingo Boavista e a reintegração imediata de todos os trabalhadores.

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte