Novos Salários com efeitos a 1 de Janeiro de 2022
A CONTRATAÇÃO COLECTIVA É UM DIREITO!
Apesar de no ano passado não ter sido possível ter salários actualizados em Janeiro de 2021 (apenas se aplicou a Agosto), este ano está concluído e já publicado em BTE (Boletim do Trabalho e Emprego) o processo de negociação do CCT (Contrato Colectivo de Trabalho) para o Comércio Retalhista de Aveiro.
O CESP (Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal) não abandona este direito de negociar a Contratação Colectiva e tem mesmo um papel fundamental no acordo alcançado.
A Contratação Colectiva tem uma importância muito grande para a defesa e consagração dos direitos dos trabalhadores e o CESP continuará a defendê-la e garantir a sua aplicação.
Mesmo com as dificuldades acrescidas durante estes dois últimos anos, foi possível um acordo entre o CESP e a ACA (Associação Comercial de Aveiro), com aumento de salários e sem a retirada de nenhum direito aos trabalhadores.
É certo que era urgente e necessário um maior aumento dos salários, bem como a conquista de direitos como os 25 dias de férias ou a redução da carga horária, mas este acordo é a garantia do aumento dos salários, da efectivação dos direitos que estão descritos neste CCT.
O CESP continuará junto dos trabalhadores, sempre na defesa do que são os seus direitos e garantias, procurando melhorar as condições de vida das pessoas.
Fonte: CESP