Os trabalhadores e trabalhadoras da empresa de limpeza industrial Euromex que fazem a limpeza do Hospital de São João, no Porto, estarão em greve (24 horas) na próxima segunda-feira, 13 de Dezembro, entre outras razões, pela negociação do caderno reivindicativo apresentado à empresa. Na manhã desse dia, entre as 9:30 e as 11.30 horas, realizam também uma concentração de protesto em frente ao hospital.
Com esta luta, os trabalhadores e as trabalhadoras reivindicam:
• que a Euromex aplique aos trabalhadores de limpeza hospitalar as tolerâncias na exacta medida que são aplicadas aos trabalhadores do hospital;
• que a Euromex cumpra a lei e respeite o Contrato Colectivo de Trabalho (CCT/STAD) e o Código do Trabalho, exigimos;
• que a Euromex melhore as questões relativas à saúde e segurança no trabalho, designadamente, instalações condignas;
• que a Euromex responda às solicitações dos trabalhadores de forma rápida, exigimos ser tratados com respeito;
• que a Euromex crie condições para acabar com a descriminação dos trabalhadores de limpeza dentro do Hospital de São João.
O STAD tentou resolver todas estas questões nos diversos contactos informais e nas reuniões que fez com a Euromex. Esta ficou de analisar e dar uma resposta com brevidade, mas até este momento não obteve resposta e os problemas colocados estão ainda por resolver. A Euromex não fez qualquer esforço para solucionar aqueles assuntos e não resta outra solução aos trabalhadores que não o recurso à luta.
Fonte: STAD