Trabalhadores de Santa Casa da Misericórdia de Lisboa em Greve no dia 19 de Novembro

Trabalhadores de Santa Casa da Misericórdia de Lisboa estarão em Greve de 24 horas no próximo dia 19 de novembro e irão concentrar-se no Largo Trindade Coelho, em Lisboa, pelas 11 horas

Os trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vão estar em greve no próximo dia 19 de novembro para exigir o descongelamento das progressões nas carreiras, suspensas desde 2019.

Em 16 de novembro 2020, o Provedor da SCML chegou a assumir o compromisso de garantir a progressão dos trabalhadores imediatamente a seguir à conclusão do processo avaliativo. No entanto, um ano mais tarde, a comissão negociadora sindical foi surpreendida com a comunicação da Direção de Recursos Humanos de que a SCML decidiu não proceder à progressão ordinária dos trabalhadores, designadamente as correspondentes a 2020 e 2021.

Recorde-se que a Santa Casa conseguiu fazer face e corresponder a todas as solicitações provocadas pelo contexto pandémico graças ao esforço, empenho e resiliência dos seus trabalhadores. Na verdade, foram estes trabalhadores que, em detrimento das suas vidas pessoais e familiares, foram o rosto da missão da Santa Casa, tendo o próprio Provedor reconhecido, sem hesitação, que a progressão na carreira constitui um direito dos trabalhadores.

Perante a recusa da SCML em rever a sua política salarial e a tentativa de reduzir direitos consagrados nos Acordos de Empresa, não resta alternativa aos trabalhadores senão o recurso à greve na exigência de:

· Progressão nas carreiras;

· Melhores salários;

· Respeito pelo seu trabalho, esforço e empenho em prol dos utentes da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Fonte: SPGL