Sector rodoviário de passageiros: É preciso aumentar o salário

Autocarro1Foi entregue à ANTROP, na semana passada, uma proposta com 3 pontos centrais, para que, sem prejuízo da negociação global, se negociar o aumento imediato dos salários para os trabalhadores do sector privado rodoviário de passageiros.

A proposta entregue é a seguinte:

O aumento do salário base do motorista para 750€;Que o salário dos demais trabalhadores tenha uma actualização na mesma percentagem;Haja uma actualização do subsídio de refeição nos mesmos termos percentuais do aumento do salário do motorista;Se proceda à redução do intervalo de descanso para o máximo de 2 horas.

Foi dado um prazo até dia 5 de Agosto para a ANTROP se pronunciar sobre a proposta agora entregue, que é o seguimento de uma posição sindical comum entregue em 23 de Junho, reafirmada em 28 do mesmo mês, que suportava um pedido de reunião, mas que não teve nenhuma resposta da associação patronal.

Esta proposta faz parte das conclusões de uma reunião realizada por iniciativa da FECTRANS, que juntou algumas das organizações de âmbito sindical, que representam trabalhadores no sector, na qual compareceram o SITRA e o SNM que também subscreveram esta proposta, tal como já tinham subscrito a posição sindical comum de 23 de Junho. (as outras que foram convidadas optaram pela ausência).

Em função da resposta da ANTROP até dia 5 de Agosto, nos termos das conclusões da referida reunião, se analisará o que fazer a seguir para defender os interesses de classe dos trabalhadores, que reivindicam ao aumento do seu salário que está a ser absorvido pelo Salário Mínimo Nacional.

FONTE: FECTRANS