Esta manhã, Isabel Camarinha, secretária-geral da CGTP-Inparticipa na concentração de trabalhadores das empresas Lauak e a Mecahers, junto à entrada do Parque Industrial Bluebiz, na estrada do vale da Rosa, em Setúbal.
A Lauak e a Mecahers anunciaram o encerramento de toda a sua produção em Setúbal e transferem a mesma para Grândola e Évora, respectivamente. Na totalidade as 2 empresas empregam cerca de 500 trabalhadores.
O processo de transferência da produção irá ser executado até ao final de 2022 no caso da Lauak e no caso da Mecahers a administração da empresa já comunicou que será concluída até ao final de Novembro de 2021.
Apesar do anúncio da transferência ter sido efectuado há já alguns meses, e para além da data prevista para a conclusão do processo de transferência, os trabalhadores da Lauak e da Mecahers, desconhecem os planos da transferência e continuam actualmente com a sua vida meio suspensa, sem saberem o que o dia de amanhã lhes reserva, até porque para aqueles trabalhadores que não têm condições de acompanhar a transferência de produção, devido ao prejuízo sério que tal lhes causará, não existem até ao momento quaisquer soluções. O que pode ser mais fácil para gestão pode não ser o mais adequado para o bom funcionamento da empresa, para a saúde dos trabalhadores e para a conciliação da sua actividade profissional com a sua vida familiar.