ACIFF pretende retirar direitos e reduzir o rendimento dos trabalhadores

cesp 640pxO CESP, Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal, e a Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz (ACIFF) estão em negociação do Contrato Colectivo Trabalho (CCT) para os Trabalhadores do Comércio Retalhista do Distrito de Coimbra.

O CCT foi actualizado em 2019 e já nessa altura era intenção da Associação Patronal retirar alguns direitos aos trabalhadores, que o CESP não permitiu.

Neste momento, mais de metade da tabela salarial está absorvida pelo Salário Mínimo Nacional, contudo a ACIFF coloca como exigência para a negociação, a redução do rendimento dos trabalhadores.

Esta associação comercial voltou a apresentar a proposta anterior. O CESP não aceita reduzir o rendimento dos trabalhadores e que o trabalho nocturno seja considerado apenas a partir das 24h.

O Trabalho Nocturno é mais penoso, dificulta, quando não impede, a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar. É inaceitável que ACIFF pretenda dificultar a vida dos trabalhadores do sector.

Estes trabalhadores estiveram 9 anos sem verem os seus salários actualizados!

Não pode valer tudo!

No âmbito desta negociação, o CESP vai promover uma iniciativa contactando os trabalhadores do Comércio Retalhista na Figueira da Foz, no próximo dia 13 de Julho às 11 horas.

FONTE: CESP