O CESP estará, no dia 9 de Julho, numa acção de denúncia em frente ao Pingo Doce de Esgueira, às 10h30 e no Continente de Esgueira às 15 horas.
As empresas Continente e Pingo Doce estão lado a lado no ataque aos direitos dos trabalhadores.
As empresas Sonae e Jerónimo MArtins são presidente e vice-presidente da APED (Associação Patronal das Empresas de Distribuição) e querem impor, na negociação colectiva, a retirada de direitos aos trabalhadores.
Estas duas empresas, com milhões de euros em lucros, mesmo em tempo de pandemia, exercem sobre os trabalhadores ritmos alucinantes de trabalho a troco de pouco mais que o salário mínimo nacional.
O CESP irá desenvolver por todo o país um conjunto de acções enquadradas na Jornada Nacional de Luta, convocada pela CGTP-IN.
Os trabalhadores do comércio e serviços não ficaram imunes ao contexto da pandemia. Um contexto marcado pelo aproveitamento de uma crise de saúde pública para se intensificar a exploração sobre quem trabalha, como se prova pelas centenas de denúncias chegadas ao CESP, que procura acompanhar e dar resposta aos diversos casos, conseguindo resolver muitas situações de incumprimento.
Urge combater esta nova ofensiva contra os trabalhadores, que tem a conivência do Governo. É preciso lutar em defesa dos postos de trabalho, pelo aumento dos salários, pela garantia de locais de trabalho seguros, contra a precariedade e a desregulação laboral, ainda mais inaceitáveis neste período singular da nossa vida.
Todos os dias nos deparamos com ataques imensos aos direitos dos trabalhadores, que estão exaustos e cada vez mais humilhados perante esta situação. A pandemia não pode valer como desculpa para este caminho, até porque ele está em curso há décadas.
A pressão e repressão perante os trabalhadores existia antes da pandemia, embora neste contexto tenha incidências muito maiores.
Respeito é o que se exige!
Os direitos não podem ser retirados!
O CESP estará, no dia 9 de Julho, numa acção de denúncia em frente ao Pingo Doce de Esgueira, às 10h30 e no Continente de Esgueira às 15 horas.
FONTE: CESP