Devido à recusa da administração do Hotel PortoBay Falésia, em Albufeira, em negociar o aumento dos salários, reconhecer a antiguidade dos vínculos laborais e cumprir a contratação colectiva, entre outros problemas, o plenário de trabalhadores realizado no passado dia 1 de Julho decidiu mandatar o sindicato para emitir um pré-aviso para o dia 13 de Julho.
Além da administração do hotel não querer reconhecer a antiguidade dos vinculos os trabalhadores ainda foram pressionados a assinar uma carta de despedimento “por motivos pessoais”. O sindicato também teve conhecimento de que de 1 a 7 de Janeiro a empresa terá recebido o Apoio Extraordinário à Retoma Progressiva relativo a vários trabalhadores por lhes ter sido aplicado a redução de 50% no Período Normal de Trabalho mas, alegadamnte, os mesmos terão cumprido o horário completo. O sindicato irá solicitar uma acção inspectiva à Autoridade para as Condições no Trabalho para estas e outras alegadas irregularidades serem verificadas.
O Sindicato da Hotelaria do Algarve está totalmente solidário com a justa luta dos trabalhadores e apela ao reforço da sua unidade para dar mais força à luta pela melhoria das condições de trabalho e de vida.
Fonte: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve