Unidade na VW Autoeuropa fará a administração ouvir

Unidade na VW Autoeuropa fará a administração ouvirO SITE Sul considera inaceitáveis as últimas posições da administração da VW Autoeuropa e expressou à Comissão de Trabalhadores a sua disponibilidade para discutir medidas com vista a obter da administração o aumento real dos salários em 2021 e a melhoria das condições sociais e de trabalho.

A administração da VW Autoeuropa tem de ouvir os trabalhadores, sublinha a Comissão Sindical do SITE Sul na empresa, num comunicado em que responde à posição patronal intransigente, que não reconhece nem valoriza o esforço e trabalho daqueles que foram determinantes para alcançar os resultados positivos conhecidos ao longo dos anos.

No comunicado recorda-se que a VW Autoeuropa divulgou resultados que colocam 2020 (mesmo com a pandemia) como o terceiro melhor ano de sempre, quer em unidades produzidas, quer em resultados líquidos.

Por outro lado, neste período a produção tem decorrido em condições laborais adversas, com ritmos intensos e elevadas cargas de trabalho. Além do uso permanente de máscara, os balneários permanecem até hoje interditos, mas os volumes de produção diários estão sempre no máximo ou acima dos objectivos exigidos.

A Comissão Sindical reafirma que há condições para a administração valorizar os salários dos trabalhadores, sugerindo que se calcule o que representaria o prémio de 500 euros (incluído no pré-acordo que os trabalhadores, nos plenários e no referendo, rejeitaram) se o seu valor anual revertesse para aumentos salariais.

Em unidade, os trabalhadores tiveram a força e a serenidade necessárias para que a administração recuasse no ataque aos direitos. Em unidade, rejeitaram de forma inequívoca a intenção da administração de não aumentar salários em 2021 e afirmam que a empresa deve regressar à mesa das negociações no imediato.

Fonte: Fiequimetal