Face ao resultado do referendo na VW Autoeuropa, o SITE Sul defende que devem ser retomadas de imediato as negociações, no sentido de alcançar um acordo que vá ao encontro das justas reivindicações e aspirações dos trabalhadores: melhores salários e condições de trabalho e de vida, com respeito pelos direitos.
Num comunicado sobre o resultado do referendo ao pré-acordo, realizado nos dias 21 e 22, o sindicato destaca que os trabalhadores reafirmaram a sua posição e que a sua decisão é soberana e deve ser respeitada.
Os trabalhadores da VW Autoeuropa, no seguimento do claro descontentamento manifestado nos plenários de 13 e 14 de Maio, rejeitaram de forma massiva e inequívoca (84,2 por cento e 3426 votos) o pré-acordo que lhes foi proposto. Num total de 5200 trabalhadores, votaram 4071.
Este resultado veio confirmar também a posição do SITE Sul, que sempre afirmou que os trabalhadores da VW Autoeuropa devem ter aumento real do salário em 2021, com retroativos a Janeiro, e não o trocam por um prémio, e devem ter o reconhecimento efetivo pela empresa de que o seu trabalho e esforço contribuíram de forma determinante para os bons resultados alcançados e divulgados.