25 de Abril: Ministra da Cultura esteve na inauguração de Mural

25 de Abril Ministra da Cultura esteve na inauguração de MuralO 25 DE ABRIL NAS ESCOLAS
Ministra da Cultura na inauguração de Mural frente ao Museu Nacional Liberdade e Resistência, em Peniche

Ocorreu no domingo, 25 de Abril, a inauguração do Mural “O 25 de Abril nas escolas”, na qual estiveram presentes os representantes das entidades promotoras e de escolas participantes e também a Ministra da Cultura esteve na inauguração de Mural.

Este mural foi projetado para assinalar os 46 anos do Dia da Liberdade, só que a situação epidemiológica que então se vivia não o permitiu. Sem desistirem da iniciativa, as organizações e entidades envolvidas decidiram adiar um ano a inauguração, registando no próprio mural o motivo desse adiamento. Assim, o ato inaugural terá lugar amanhã, 25 de abril de 2021, pelas 12:30 horas, integrando-se nas comemorações do Dia da Liberdade, promovidas pelo Município de Peniche.

Esta é uma iniciativa que se tornou possível pelas muitas parcerias que se estabeleceram: FENPROF, Município de Peniche, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Centro de Formação Profissional para a indústria Cerâmica (CENCAL), União dos Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), Associação 25 de Abril (A25A) e, contributo fundamental, as 46 escolas e agrupamentos de escolas que participaram, criando, desenhando, pintando e cozendo os 46 painéis em azulejo com 60 centímetros de lado. O mural (imagem aqui) ficará em frente ao Museu Nacional Liberdade e Resistência, no Forte de Peniche. A obra, que ficará permanentemente exposta no local, contou com parecer favorável da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Esta é uma iniciativa de elevado simbolismo, que confirma que o 25 de Abril continua vivo nos mais jovens, o que é absolutamente essencial para que os seus valores de Liberdade e Democracia se projetem no futuro.

FONTE: FENPROF