Primeiro vídeo dos "Testemunhos de Abril" foi divulgado hoje pela U. S. Braga

Testemunhos de AbrilFoi hoje publicado o primeiro testemunho, em vídeo, do projecto "Testemunhos de Abril", levado a cabo pela União dos Sindicatos do Distrito de Braga e várias organizações parceiras. Todas as sextas-feiras será adicionado um novo testemunho. O projecto"Testemunhos de Abril" quer manter viva a memória do trabalho, do sindicalismo e da luta nos tempos que antecederam e seguiram ao 25 de Abril.

As associações parceiras da União dos Sindicatos do Distrito de Braga estarão também presentes nas comemorações do 25 de Abril, que terão lugar na Arcada de Braga, com início às 15 horas, e que contarão com intervenções alusivas à data e com animação musical. Para quem não puder estar presente, será transmitido em directo a partir da nossa página de Facebook.

Comemorações Populares do 25 de Abril
“Democracia com Direitos - Salários Dignos - Serviços Públicos de Qualidade”

A Revolução de Abril, há 47 anos, determinou o fim do fascismo, da guerra, da fome e da repressão, devolveu a liberdade e a esperança ao povo português. Este ano, a população volta à rua para celebrar o dia da Liberdade, nas comemorações populares que terão lugar na Arcada, em Braga, com início previsto para às 15h do dia 25 de Abril de 2021, e contarão com intervenções alusivas à data e com animação musical.

A União dos Sindicatos do Distrito de Braga e os seus sindicatos estiveram, nas últimas semanas, em contacto com os trabalhadores nos locais de trabalho a propósito desta data que constituiu um marco histórico na vida dos trabalhadores.

A liberdade sindical conquistada com o 25 de Abril impulsionou o crescimento do movimento sindical unitário e da luta organizada dos trabalhadores, com a crescente conquista de direitos e melhoria das condições de vida dos trabalhadores. Mas nestes 47 anos, muitas vidas se foram perdendo, e cada vez somos menos os que pudemos ouvir em primeira pessoa os relatos dos camaradas, sindicalistas e trabalhadores, que viveram esta data. Com este projecto, "Testemunhos de Abril", pretendemos manter viva a memória do trabalho, sindicalismo e luta nos tempos que antecederam e seguiram ao 25 de Abril. Hoje publicamos o primeiro testemunho, publicaremos um novo vídeo todas as sextas-feiras.

Também este ano, várias entidades se juntaram a nós nas comemorações da Revolução dos Cravos. A Associação Juvenil A Bogalha, desenvolveu actividades para divulgar esta data tão importante junto dos mais pequenos, através da leitura, desenhos, conversas e filmes. O Núcleo de Braga do Movimento Democrático de Mulheres (MDM) realizou uma reunião alusiva à data, e estará hoje em contacto com os jovens da Universidade do Minho. A Associação Círculo Arte e Recreio (C.A.R.) promove uma Fanzine com a temática "Qual é a tua, Ó meu!", envolvendo a comunidade através de artigos, desenhos, e outros, que será apresentada no dia 1 de Maio. Realizará também um ciclo de conversas intergeracionais, nos dias 25, 27, 29 e 30 de Abril, e publicação de músicas do 25 de Abril interpretadas pelos professores da Escola de Música do C.A.R.

Estas associações parceiras, estarão presentes também na rua, do dia 25 de Abril, nas comemorações que terão lugar na Arcada de Braga, com início às 15 horas, e que contarão com intervenções alusivas à data e com animação musical. Para quem não puder estar presente, será transmitido em directo a partir da nossa página de facebook.

FONTE: União dos Sindicatos do Distrito de Braga/CGTP-IN