Hoje, pelas 15h00, o SITE Sul realiza uma concentração de dirigentes e activistas junto à portaria da GEFCO, no Parque Industrial da Autoeuropa.
A administração da GEFCO convive mal com os direitos sindicais e laborais dos trabalhadores - acusa o sindicato, numa nota ontem divulgada, a anunciar esta acção.
A multinacional de logística industrial considera que as leis portuguesas não lhe são aplicadas e a administração tem como um objectivo claro travar a organização dos trabalhadores.
De forma ilegal, a administração tem condicionado o contacto do sindicato com os trabalhadores, para que estes não se informem dos seus direitos legais e a empresa possa continuar a aumentar os seus lucros, através da não aplicação de direitos e da exploração sem regras.
São muitos os problemas por resolver, afirma o sindicato, indicando como exemplos:
Uso abusivo de contratos de trabalho precários: cerca de 80% dos trabalhadores estão com contratos de trabalho temporário ou a termo certo, para funções que são uma necessidade permanente da empresa;
Discriminação entre trabalhadores no que toca ao pagamento do subsídio de alimentação, atribuindo valores diferentes consoante o contrato celebrado;
Atribuição de apenas um dia de folga por semana.
A falta de respeito pelos direitos sindicais e laborais dos trabalhadores já motivou a apresentação de queixa junto da ACT.