A CP desmarcou uma reunião agendada com o SNTSF -Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário, para discutir a proposta de Regulamento de Carreiras dos trabalhadores, enquanto mantém a discussão com outras organizações. “Tudo nos leva a crer que haverá uma estratégia de discriminação relativamente ao SNTSF/FECTRANS”
Entretanto, o sindicato aguarda pelo remarcar da reunião “deforma a ultrapassar rapidamente constrangimentos causados aos trabalhadores e às suas condições de vida e trabalho”. Nomeadamente, o SNTSF que ver tratados temas como as condições de trabalho, organização do tempo de trabalho, transferências de posto de trabalho e incumprimento do Acordo de Empresa, entre outros assuntos.
Para o sindicato, a proposta de Regulamento de Carreiras dos trabalhadores da CP ainda está longe de ser aceite, mesmo contando com os poucos avanços existentes. Num balanço da negociação do Regulamento, o SNTSF constata que os progressos registados estão ainda aquém das aspirações e reivindicações dos ferroviários.
O sindicato defende a valorização dos salários base de todos os trabalhadores, que têm vindo a ser consequentemente a ser penalizados durante anos, e que, no final da negociação do novo Regulamento de Carreiras, essa valorização seja reflectida de forma justa e igual. Este tema, entende o sindicato, não pode ser ser preterido relativamente ao conteúdo funcional, das categorias e carreiras profissionais dos ferroviários.
Ler Comunicado do SNTSF -Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário / FECTRANS