O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses acusa Sérgio Ávila, vice-presidente do Governo dos Açores, de inquinar o diálogo entre a classe e o governo regional. A crítica foi feita durante uma acção de protesto em Angra do Heroísmo. Entretanto, o sindicato confirmou a entrega de um pré-aviso de greve para os dias 28 e 29 de Setembro.
RTP Açores - Telejornal Açores (Ver vídeo)
Informação do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses:
O Governo Regional dos Açores discrimina os enfermeiros face aos restantes funcionários da Administração Pública Regional.
Aos enfermeiros com vínculo público, decide, sem qualquer fundamento legal, não considerar todos os anos de serviço para efeito do descongelamento de 2018. Com esta atitude, os enfermeiros funcionários públicos ficam, definitivamente, a vencer por uma posição remuneratória abaixo do que legalmente têm direito.
Quanto aos enfermeiros com Contrato Individual de Trabalho nos Hospitais EPE, o Governo faz tábua rasa de todo o tempo de serviço anterior a 2019 e só considera a experiência destes profissionais, para efeito de desenvolvimento na carreira, após essa data. É de referir que alguns destes profissionais já trabalham no Serviço Regional de Saúde desde 2005.
Depois de o terem feito em Ponta Delgada, no dia 15 de Setembro, os enfermeiros voltaram a manifestar-se em caravana automóvel, em marcha lenta, no passado dia 18, desta vez em Angra do Heroísmo, e deram um forte buzinão em frente à sede da Vice-presidência do Governo Regional.