Os trabalhadores do sector do ensino automóvel têm um novo Contrato Colectivo de Trabalho, negociado pela Fectrans. "Constitui um instrumento para valorizar as condições de trabalho, embora seja necessário muito mais, no sentido de se criarem regras de trabalho iguais em todo o sector".
Publicados CCTs do Ensino Automóvel
No BTE – Boletim de Trabalho e Emprego do passado dia 8 de Maio, foram publicados os dois CCTs – Contractos Colectivos de Trabalho, subscritos pela FECTRANS e um pela ANIECA e outro pela APEC.
Este é o fruto da negociação possível num sector disperso, mas constitui um instrumento para valorizar as condições de trabalho, embora seja necessário muito mais, no sentido de se criarem regras de trabalho iguais em todo o sector, necessário para possibilitar o combate à concorrência desleal entre empresas, que apenas prejudica os trabalhadores em geral e as escolas mais pequenas em particular.
Neste momento há muitos motivos para uma forte intervenção sindical, suportada na mobilização dos trabalhadores, desde logo para a defesa dos postos de trabalho e para valorizar o trabalho e disciplinar o sector.
Os direitos sociais e laborais sempre foram conseguidos pela intervenção e mobilização dos trabalhadores, sustentada em organizações sindicais coerentes e comprometidas com que trabalha.