Site-Norte rejeita lay-off na Efacec

efacecO Site Norte e as suas Comissões Sindicais apresentaram uma série de propostas para anular, ou pelo menos minimizar, a perda de rendimentos que os trabalhadores da Efacec, abrangidos pelo regime de lay off, registarão nos próximos tempos. Tendo em conta a inflexibilidade e a resposta negativa da empresa a todas elas, o Site Norte e as suas Comissões Sindicais rejeitaram, não subscrevendo a medida proposta pela administração da Efacec de recurso ao Lay-Off.

INFORMAÇÃO AOS TRABALHADORES DA EFACEC
LAY OFF

No passado dia 01 de abril 2020 o SITE-Norte e as suas Comissões Sindicais da Efacec Energia, Efacec Engenharia e Sistemas e Efacec Serviços Corporativos, reuniram, a pedido da empresa, com a Administração da Efacec.

Na reunião foi comunicado que as três empresas acima referidas iriam entrar em Lay Off bem como os motivos que levaram a empresa a utilizar este mecanismo.

O SITE-Norte e as suas Comissões Sindicais propuseram medidas e abordaram temas que acharam pertinentes para a defesa dos trabalhadores, nomeadamente:

Rendimentos/Salários

• Que a empresa, tal como acontece quando o trabalhador está por baixa por doença ou acidente de trabalho, atribua como benefício, um complemento que garanta que o trabalhador receba o valor líquido que receberia estando ao serviço;

• Pagamento na integra do subsídio de refeição.

Higiene Segurança e Saúde no Trabalho

• Fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual e respectivos materiais de desinfeção (luvas, máscaras, gel, etc) a todos os trabalhadores que ficarem a trabalhar e aos que estão em obra, o que até à data não tinha sido fornecido;

• Manter equipa de limpeza e efectuar com maior frequência a higienização dos locais de trabalho, áreas comuns, balneários, etc;

• Obrigatoriedade de manter ao serviço Técnicos de Segurança e Saúde no Trabalho.

Família

• Existem no grupo vários casais, solicitamos que essa condição fosse tida em conta, ajustando e encontrando outras soluções, para que os mesmos não sejam duplamente penalizados com o recurso ao lay off;

• Ter em atenção a composição do agregado familiar e o que a perda de rendimento inerente ao lay off poderá implicar na vida dessa família.

Postos de Trabalho/Despedimentos

• Exigência da manutenção de todos os postos de trabalho, no decurso e após crise, não recorrendo a empresa a qualquer tipo de despedimento tanto no ano em curso como nos seguintes. De salientar que foi amplamente referido durante as reuniões, tanto pelo Eng. Ângelo Ramalho CEO da empresa como pelo Diretor de RH Drº Nuno Ferreira, que a utilização desta medida por parte da empresa permitiria assegurar a manutenção de todos os postos de trabalho tanto no presente como no futuro, sendo esta a prioridade e maior preocupação da administração da empresa;

• Os trabalhadores com vínculos precários, em período experimental, com contratos a prazo e através de empresas de outsourcing são sem dúvida os mais afetados por esta vaga que varre o País, sabendo nós que a empresa utiliza de forma significativa o recurso a este tipo de contratação, questionamos e deixamos evidente que somos contra o despedimento destes trabalhadores.

Vivemos tempos difíceis no País e no Mundo e se há ponto em que estamos totalmente de acordo é que todos temos de estar unidos no combate a esta pandemia, contudo não aceitamos e consideramos que não podem ser os trabalhadores e as suas famílias a pagar por mais esta crise num momento em que imensuravelmente as suas despesas aumentarão e os seus rendimentos sofrerão uma drástica redução.

O Site Norte e as suas Comissões Sindicais, nas 3 reuniões realizadas, apresentaram uma série de propostas para anular ou pelo menos minimizar a perda de rendimentos que os trabalhadores da Efacec abrangidos pelo regime de lay off registarão nos próximos tempos.

Tendo em conta a inflexibilidade e a resposta negativa da empresa a todas elas o Site Norte e as suas Comissões Sindicais REJEITAM, não subscrevendo a medida proposta pela administração da Efacec de recurso ao Lay-Off.

FONTE: SINDICATO DOS TRABALHADORES DAS INDÚSTRIAS TRANSFORMADORAS, ENERGIA E ACTIVIDADES DO AMBIENTE DO NORTE