O serviço de urgência geral do Centro Hospitalar Baixo Vouga, Aveiro, está em ruptura e é urgente de admissão de enfermeiros, tanto para o serviço de urgência como para para todo o Centro Hospitalar.
Para a Direção Regional de Aveiro do SEP – Sindicato dos Enfermeiros Portugueses esta é uma situação que se tem vindo a agudizar sem que tenham sido tomadas medidas no sentido de a colmatar.
Bem pelo contrário, o que actualmente se verifica é o aumento do número de doentes existentes nos corredores do serviço (entre 40 a 50 em todos os turnos) que aguardam internamento de Medicina Interna.
Todo este aumento de doentes e respectivas horas de cuidados de enfermagem que são necessários prestar, não tem sido acompanhado pelo necessário reforço do número de enfermeiros no serviço/turnos pelo que reafirmamos a urgente necessidade de admissão de enfermeiros para todo o Centro Hospitalar Baixo Vouga, nomeadamente para o serviço de Urgência.
Além desta medida, é também imprescindível um maior investimento nos Cuidados de Saúde Primários, para que o serviço de urgência deixe de ser considerado a única opção de resposta para os cuidados de saúde na região.
O SEP afirma que a manter-se esta situação no Serviço de Urgência Geral, poderá estar em causa a qualidade e segurança dos cuidados prestados.
“Os enfermeiros estão no limite e é impossível continuar a trabalhar nestas condições”, diz a Direção Regional de Aveiro do SEP.