Vigília contra encerramento da Maternidade dos SAMS

hospital samsA Comissão de Trabalhadores (CT) do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI) marcou uma vigília para amanhã, dia 6 de Março, a partir das 18:00 horas, junto à Entrada Principal do Hospital SAMS, para protestar contra o anunciado encerramento de Serviços Clínicos neste Hospital.

A Direcção do SBSI, que gere os Serviços de Assistência Médico-Social (SAMS), decidiu fechar a Maternidade, o Bloco de Partos e a Neonatologia (Berçário), onde foram investidos milhares de euros em obras para renovação e modernização, concluídas há pouco mais de de anos. Desde então tem estado a funcionar com as melhores condições que existem no País, tal como publicitado pelo SBSI, na página dos SAMS

Além do paradoxo de encerrar esta Maternidade que actualmente já ultrapassou os 20 000 partos, a Direcção do SBSI decidiu ainda efectuar um protocolo com o Hospital CUF Descobertas, onde também incluiu os seus trabalhadores - enfermeiros e médicos altamente especializados e reconhecidos pelo seu elevado profissionalismo e competências - assumindo o pagamento dos seus salários!

Face às legítimas apreensões dos Trabalhadores, a CT do SBSI convocou um Plenário de Trabalhadores, que se realizou no dia 20 de Fevereiro e onde foi decidido enviar Exposição e pedido de reunião urgente à Direcção do SBSI, do qual continuamos a aguardar agendamento e a marcação desta Vigília.

Esta Vigília tem por objectivo fundamental sensibilizar a Direcção do SBSI, para manter em laboração estes Serviços Clínicos, historicamente importantes para os trabalhadores bancários e demais beneficiários dos SAMS, mas também como uma referência de Qualidade e Segurança dos Cuidados de Saúde, para todos os Utentes!

Para além dos Trabalhadores foram convidados a participarem, todas as Associações Sindicais que os representam e os Bancários. Foram também enviados convites, a todos os Grupos Parlamentares.