Trabalhadores da Valorlis exigem aumento de salários

160808 GreveValorlis 56fc9Os trabalhadores da Valorlis, empresa de tratamento de resíduos sólidos do distrito de Leiria, vão estar em greve nos dias 13, 14 e 15 (greve ao trabalho extraordinário) e no dia 16 (greve 24 horas) para exigir aumentos salariais.

A política de empobrecimento do governo do PSD/CDS, que atingiu duramente o poder de compra e os direitos dos trabalhadores, foi invocada durante anos pela administração da Valorlis para recusar a negociação de um acordo de empresa e de actualizações salariais.

Nos últimos anos os trabalhadores da Valorlis, viram os seus rendimentos do trabalho duramente atacados por políticas de austeridade e destruição de serviços e direitos, situação que tem de ser mudada.

A Valorlis já não se encontra abrangida pelas normas do Orçamento de Estado que impediram a valorização salarial dos trabalhadores, sendo da mais elementar justiça o aumento imediato dos salários.

A Mota-Engil/Suma, que controla a EGF, à qual pertence a Valorlis, mantêm os salários congelados, embora a Valorlis já não seja do Estado.

Ao mesmo tempo que condenam os trabalhadores a sobreviverem com valores próximos do salário mínimo, a MotaEngil/SUMA embolsa quase dez milhões de euros das várias empresas da EGF.

A politica de privatizações desenvolvida nos últimos 4 anos pelo PSD-CDS levou à destruição dos serviços públicos essenciais às populações em favorecimento dos grandes grupos económicos, sendo disso exemplo a transferência do sector de tratamento e valorização de resíduos sólidos para o capital privado, como aconteceu na Valorlis, passando a ter como accionista maioritário o grupo SUMA – Mota Engil.

Quem ganhou com a privatização foram os accionistas!

Repudiando a atitude anti-dialogante da administração, os trabalhadores da Valorlis decidiram avançar para a greve e estão determinados a convocar novas acções de luta até alcançarem os seus objectivos.

Os trabalhadores da Valorlis exigem que os lucros da empresa sejam reflectidos na melhoria das suas remunerações, com vista à recuperação do poder de compra perdido nos últimos anos.

Assim, nos próximos dias 13, 14 15 e 16 de Agosto os trabalhadores da Valorlis vão estar em luta por o aumento imediato dos salários - 50 euros para cada trabalhador e exigem a negociação e a aplicação à Valorlis do AE - acordo empresa da Amarsul e Valorsul (Grupo EGF).

FONTE: STAL