Trabalhadores da hotelaria debatem hoje propostas reivindicativas para 2022

ASSEMBLEIA GERAL DE TRABALHADORES DA HOTELARIA, RESTAURAÇÃO E SIMILARES REÚNE SEGUNDA-FEIRA PARA APROVAR PROPOSTAS REIVINDICATIVAS PARA 2022

A associação patronal APHORT não negoceia a revisão do Contrato Coletivo de Trabalho (CCT) celebrado com a FESAHT desde 2018.

A esmagadora maioria das empresas do setor não deu quaisquer aumentos salariais nos últimos três anos, exceto os que resultaram da atualização do Salário Mínimo Nacional (SMN).

Os salários praticados nas empresas do setor são muito baixos.

Mais de 80% dos trabalhadores dos hotéis, restaurantes, cafés, pastelarias, confeitarias e similares recebem apenas o SMN.

Desde o primeiro ano em que a APHORT recusou negociar a tabela salarial em 2019 o Salário Mínimo Nacional aumentou 125 euros.

Muitas empresas retiraram direitos aos trabalhadores no início da pandemia que ainda não foram repostos, designadamente prémios, subsídios de línguas, subsídio de transporte e outras prestações regulares.

Muitas empresas estão a violar direitos importantes da contratação coletiva em vigor.

Assim, realiza-se hoje, segunda-feira, desde as 10 horas, na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte,  uma assembleia geral de trabalhadores dos hotéis, restaurantes, cafés, pastelarias e similares, para discutir e aprovar as propostas reivindicativas para 2022 que, de seguida, serão entregues na associação patronal APHORT, na sua nova sede, na Rua Gonçalo Cristóvão, n.º 96, no Porto, onde, pelas 11:30 horas, será dada uma Conferência de Imprensa, para esclarecimentos adicionais.

Fonte: FESAHT