Vale a pena lutar! Rádio Popular já paga as médias da retribuição no subsídio de férias

No seguimento da justa reivindicação do CESP, finalmente a Rádio Popular já começou a pagar as médias da retribuição no cálculo do subsídio de férias e, certamente, no de Natal.

Existem, no entanto, várias matérias que aguardam a resolução por parte da empresa no sentido de corrigir e cumprir o que os CCT das diferentes regiões contemplam, nomeadamente:

Pagamento do trabalho por turnos: por exemplo, no distrito de Lisboa os CCT's prevêem o pagamento de subsídio de turno e a empresa não está a proceder a esse pagamento, penalizando mensalmente os trabalhadores;

Pagamento do trabalho prestado em dia feriado: o que verificamos é que a empresa, com excepção das lojas do distrito do Porto, está a pagar apenas o valor hora, ou o valor hora mais 50%;

A entrega dos diferentes horários de trabalho que não são entregues com a devida antecedência, 1 ou 2 dias antes da aplicação do mesmo;

Há ainda a situação de trabalhadores cujos contratos individuais de trabalho prevêem um subsídio de alimentação de valor diferente quando o trabalho é prestado ao Sábado e a empresa nunca cumpriu com esse valor. Esta situação acontece, por exemplo, na loja de Loures.

O CESP tem vindo a colocar várias questões e problemas com o objectivo de melhorar e fazer cumprir as várias matérias dos CCT das diferentes regiões e felizmente algumas delas têm sido corrigidas e principalmente aplicadas.

É uma enorme conquista que pela primeira vez a empresa cumpra o pagamento das médias retributivas que equivale a um melhoramento salarial!

Vamos continuar a luta para que a empresa cumpra integralmente os diferentes Contratos Colectivos de Trabalho.

Fonte: CESP