Trabalhadores da CAMO receberam solidariedade contra despedimento colectivo

camo solidariedadeOs dirigentes, delegados sindicais e activistas do SITE-Norte manifestaram ontem a sua solidariedade com os trabalhadores da empresa CAMO – Indústria de Autocarros, contra a intenção de despedimento colectivo de 24 trabalhadores desta importante unidade fabril do concelho de Vila Nova de Gaia.

Esta manifestação de solidariedade contou também com o apoio do Site-Centro Norte e de uma delegação do Partido Comunista Português.

Os trabalhadores da CAMO temem ainda que o despedimento colectivo seja um prenúncio do próprio encerramento da empresa, conforme declarou Bruno Vieira, trabalhador da fábrica e sindicalista, ao Jornal de Notícias: "Na pior das hipóteses talvez seja um passo para o fim da CAMO". "É que a empresa também tem instalações em Espanha e tem acontecido, a meio da produção, os autocarros serem levados para lá. Mas de Espanha para cá nunca veio nenhum", justifica.

Depois de amanhã, terça-feira, haverá reunião com a Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) e no dia seguinte decorrerá um plenário de trabalhadores para analisar a situação e os seus desenvolvimentos, o plenário deverá decidir formas de luta.

O SITE Norte acusa a Camo, do grupo espanhol Pérez Rumbao, de desencadear um despedimento colectivo para se libertar de trabalhadores com mais antiguidade e com melhores salários, que mais adiante substituirá por outros, com salários mais baixos e com vínculos precários.

No quadro da luta contra a intenção de realizar um despedimento colectivo de 24 trabalhadores da CAMO - Indústria de Autocarros, realiza-se amanhã, dia 16, uma concentração de dirigentes, delegados e activistas sindicais, pelas 15 horas, à porta da empresa (Rua 1.º de Maio, 215, em Vilar de Andorinho, concelho de Vila Nova de Gaia).

Para dia 20, terça-feira, o sindicato convocou um plenário de trabalhadores, apelando desde já a que estes se mantenham unidos e solidários. Além de analisar a situação e os seus desenvolvimentos, o plenário deverá decidir formas de luta.

Numa nota à comunicação social, divulgada ontem, o SITE Norte relatou que a sua comissão sindical na Camo foi convocada pela administração para uma reunião, no passado dia 9, onde deu a conhecer a intenção de avançar com um processo de restruturação da empresa, o qual passará pela redução do número de trabalhadores, através da realização de um despedimento colectivo que afectará 24 trabalhadores da unidade fabril. A administração invocou uma significativa redução de encomendas.

Para o sindicato, o despedimento coletivo não é solução para os problemas gerados pela COVID-19. Há outras alternativas que permitem à empresa ultrapassar um período difícil e manter os postos de trabalho.

Num comunicado aos trabalhadores, o SITE Norte reafirma que se opõe a qualquer despedimento e assegura que estará na linha da frente em todas as lutas para reverter este ataque.

FONTE: SITE-Norte e FIEQUIMETAL