Os ferroviários reformados e familiares pensionistas do regime especial da “Caixa de 1927”, não têm actualização das suas pensões desde 2009 e foram sempre excluídos de qualquer actualização extraordinária.
O regime da “Caixa de 1927” indexa o aumento das pensões à actualização dos salários dos ferroviários da CP, que foram congelados entre 2009 e 2018.
No entanto, por falta de decisão do Governo, os aumentos de salário dos trabalhadores, negociados em 2018 e 2019, não foram reflectidos em qualquer actualização das pensões daqueles reformados e familiares pensionistas.
Este é um problema que o Sindicato dos Ferroviários – SNTSF, filiado na FECTRANS, tem vindo a levantar, com diversas exposições ao Governo e grupos parlamentares, tendo a questão sido já objecto de pergunta do grupo parlamentar do PCP.
Num pedido de reunião ao secretário de Estado da Segurança Social, a FECTRANS incluiu este ponto, no sentido de reclamar que esta situação socialmente injusta seja corrigida através do cumprimento do regulamento da respectiva “Caixa de 1927”.
FONTE: FECTRANS