Porto: Trabalhadores da Cervejaria Galiza em greve

cervejaria galiza portoA Cervejaria Galiza – que se diz "um ponto de referência na cidade do Porto" - não actualiza salários há uma década, não os paga a tempo e horas aos trabalhadores e ainda lhes deve o subsídio de Natal do ano passado.

Amanhã, sábado, os trabalhadores da cervejaria estarão em greve, para defender os seus direitos e a viabilidade da empresa.

A Cervejaria Galiza é um restaurante de referência da cidade do Porto fundado a 29 de julho de 1972.

O restaurante sempre teve uma boa ocupação ao longo dos tempos e tem uma clientela fiel e de grande relevância, ligada à política, artes e desporto.

De há cerca de quatro anos a esta parte, a gerência deixou ao completo abandono o restaurante, pondo em causa a sua sustentabilidade, tendo recorrido a um plano de recuperação que, contudo, nunca cumpriu.

Além disso, alterou para pior os produtos e serviços, pondo em causa a qualidade e diversidade do serviço, o que levou ao afastamento de clientes importantes da casa.

Os delegados sindicais têm vindo a alertar para que as medidas tomadas pela empresa não estão a ser benéficas para a continuidade do estabelecimento e foram dando sugestões de melhoria.

Ao mesmo tempo, a gerência da Galiza descapitalizou a sociedade e acumulou dívidas.

Os trabalhadores estão confrontados com o congelamento salarial, há 10 anos consecutivos, recebem o salário mensal a prestações e ainda não receberam o subsídio de Natal de 2018.

Por isso, os trabalhadores vão estar em greve amanhã, dia 9 de Novembro, na defesa dos seus direitos legítimos e pela viabilidade da empresa.

FONTE: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte