Serviço de Urgência do Centro Hospitalar Barreiro Montijo atinge limites

A equipa de enfermagem fará um protesto à porta do Centro Hospitalar Barreiro Montijo caso os problemas do Serviço de Urgência persistam, nomeadamente, devido à carência de enfermeiros.

As recentes obras no Serviço de urgência do CHBM, EPE deveriam ter trazido melhores condições para profissionais e utentes, contudo, a ausência de reforço da Equipa de Enfermagem e o aparente aumento da capacidade de internamento, vieram agravar uma situação já de si caótica.

Na última reunião que o SEP teve com o Conselho de Administração desta EPE, no final de 2018, foi garantido que não haveria necessidade de reforçar a equipa de Enfermagem contudo, não só houve efetiva necessidade, comprovada pela recente entrada de 2 enfermeiros, como é manifestamente insuficiente face ao aumento de postos de Trabalho.

A Sobrelotação do serviço compromete a segurança dos utentes, torna impossível garantir o isolamento de doentes infetados e até a atuação em casos emergentes, pela ocupação indevida dos espaços de circulação e passagem de profissionais.

É inadmissível que, neste cenário, os profissionais estejam sujeitos a agressões e tenham que responder perante a polícia pela falta de condições para prestar informações aos familiares, o Conselho de Administração deve responsabilizar-se por estas situações e garantir condições de segurança aos profissionais.

É também lamentável, que nenhum membro do Conselho de Administração tenha estado presente no Serviço de Urgência para se dirigir à Equipa de Enfermagem apesar das solicitações nesse sentido.

Perante este cenário, comum a outros hospitais do distrito, é urgente que haja luz verde para a contratação de enfermeiros parte da Ministra da Saúde, melhoria da gestão de camas nos hospitais e criação de respostas de saúde fora do contexto de urgência.

Caso a situação não se reverta a Equipa de enfermagem fará um protesto à porta do Hospital.

FONTE: SEP