Greve dos trabalhadores da Saúde com adesão superior a 85%

img manifA Greve Nacional dos Trabalhadores da Saúde regista uma adesão superior a 85% e a grande maioria das unidades hospitalares está a funcionar só com serviços mínimos.

A Greve Nacional dos Trabalhadores da Saúde que está a decorrer durante o dia de hoje, com uma adesão superior a 85% e a grande maioria das grandes unidades hospitalares a funcionarem só com os serviços mínimos, demonstra a vontade reivindicativa dos trabalhadores deste sector, a razão das suas aspirações e a exigência de que o Governo tem de valorizar as carreiras, pagar dignamente o trabalho extraordinário e em dias de descanso semanal e reforçar o número de efectivos, como forma de melhorar as condições de trabalho e qualificar o Serviço Nacional de Saúde.

As maiores unidades hospitalares, como o de S.João, no Porto, Hospitais da Universidade de Coimbra e Santa Maria, em Lisboa, registaram adesões à greve entre os 80% e os 100%, com grande parte dos serviços de urgência a serem assegurados em serviços mínimos e não urgentes, encerrados.

Por todo o país, hospitais, centros de saúde e unidades de saúde familiares, registam adesões à greve entre os 70 e os 100 por cento, por parte dos trabalhadores administrativos e assistentes operacionais, abrangidos pelo aviso prévio de greve. Em Lisboa, S. Francisco Xavier, Amadora-Sintra, Maternidade Alfredo da Costa, Hospital de S. José, Hospital D. Estefânia; no Porto, Hospital Pedro Hispano, Hospital Santos Silva; em Coimbra, IPO e Hospital da Figueira; em Aveiro, Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga, Hospital de S. Sebastião, Hospital de S. João da Madeira, Centros de Saúde de Ovar e de Oliveira do Bairro; em Viseu, Centro Hospitalar Viseu e Tondela; Leiria, Centros Hospitalares de Leiria e Caldas da Rainha; em Braga, Hospitais de Braga, Guimarães, Barcelos e Famalicão, são exemplos da elevada adesão à greve de hoje.

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais saúda todos os trabalhadores da Saúde que aderiram à Greve Nacional que hoje se cumpre, para exigir do Governo, a negociação da carreira de Técnico Auxiliar de Saúde, a admissão dos trabalhadores necessários ao Serviço Nacional de Saúde; a valorização da generalidade das carreiras da Saúde, o fim dos cortes no pagamento das horas de qualidade e do trabalho suplementar e o pagamento do abono para falhas aos trabalhadores que manuseiam valores e exorta-os a prosseguirem a luta até que as suas reivindicações sejam satisfeitas.

FONTE: FEDERAÇÃO NACIONAL DOS SINDICATOS DOS TRABALHADORES EM FUNÇÕES PÚBLICAS E SOCIAIS