Uma Greve Nacional de Professores e Educadores, a realizar, por regiões (Norte, Centro, Grande Lisboa, Sul e Regiões Autónomas), está prevista para a semana de 12 a 16 de Março, caso o Governo continue a adiar as negociações ou mantenha posições negativas em relação às negociações em curso.
A decisão foi tomada no Plenário Nacional dos Professores e das Escolas, da FENPROF, reunido em Lisboa na passada sexta-feira. Cerca de 500 docentes aprovaram as principais exigências a apresentar ao Ministério da Educação e ao Governo nos processos negociais em curso, bem como as linhas orientadoras para a luta a desenvolver ainda no 2º período do ano letivo.
No 3º período letivo, caso o ME/Governo mantenha posições negociais negativas ou continue a adiar os processos negociais, os professores irão realizar uma Manifestação Nacional de Professores e Educadores e, eventualmente, voltar à Greve, a concretizar no 3º período letivo.
No final, os professores desfilaram até à Avenida 5 de Outubro para entregarem a Resolução aprovada ao Ministério da Educação.