O sindicato actuou e a Delphi cumpriu a lei

delphiO SITE CSRA conseguiu que a Delphi procedesse à reabilitação e reintegração de uma trabalhadora da fábrica em Castelo Branco, que o Centro Nacional de Doenças Profissionais reconheceu como portadora de doença profissional, informou o sindicato.

Este resultado muito positivo, como se destaca num comunicado em distribuição na fábrica, foi conseguido com uma actuação sindical determinada, baseada na exigência, no diálogo e no esclarecimento do que estipula a Lei n.º 98/2009 (Reparação dos Acidentes de Trabalho) junto dos responsáveis dos Recursos Humanos da empresa.

Com este processo, cujo desfecho deve ser motivo de orgulho, ficou demonstrado que todos os trabalhadores têm direito à reparação dos danos provocados pelos acidentes em serviço e pelas doenças profissionais, sendo esta reparação uma obrigação legal da entidade empregadora.

Comprovou-se igualmente que o sindicato existe para que os trabalhadores não estejam isolados perante as injustiças e arbitrariedades no trabalho. Ao mesmo tempo, este caso mostra que, com mais unidade, mais organização, mais participação e mais apoio ao SITE, é possível defender e conquistar outros direitos.

FONTE: FIEQUIMETAL