CP faz concurso público para despedir

CP reduz a contrapartida monetária em um terço, mas reduz em dois terços o número de trabalhadores, o que demonstra que este concurso foi combinado com uma empresa para esta despedir dezenas de trabalhadores.

CP FAZ CONCURSO PÚBLICO PARA DESPEDIR TRABALHADORES DOS BARES DOS COMBOIOS

A pedido da FESAHT, realizou-se hoje uma reunião no Ministério do Trabalho com a CP e a empresa concessionária do serviço de refeições dos comboios Alfa Pendular e Intercidades Risto Rail.

Esta reunião foi realizada a pedido pela FESAHT, depois de a CP ter denunciado o contrato de concessão do serviço de refeições com efeitos a 31 de julho, não ter aberto novo concurso para o serviço e continuar a impedir a retoma do serviço de refeições a bordo dos comboios.

Questionada pela FESAHT, a CP informou que está a decorrer um novo concurso público para o serviço de refeições a bordo dos comboios Alfa Pendular e Intercidades, que o novo concurso reduziu os serviços para apenas serviço de bar fixo, deixando de haver serviço ao lugar (mini-bar) e serviço de boas vindas na primeira classe (acolhimento e jornal gratuito).

As propostas para o novo concurso deverão ser entregues até dia 5 de maio e a nova empresa, se houver, inicia a sua atividade no dia 1 de agosto.

Além disso, e mais grave, a CP informou que o novo caderno de encargos reduz o número de trabalhadores nos comboios Alfa Pendular de três trabalhadores para um trabalhador por comboio.

A FESAHT manifestou o seu desagrado e o seu protesto, pois o novo caderno de encargos põe em causa o direito à saúde e segurança do trabalho e as condições de trabalho, põe em causa a qualidade de serviço e, fundamentalmente, é um convite a dezenas de despedimentos.

O estranho em todo este processo é que a CP reduz a contrapartida monetária em um terço (de 120 mil euros mensais para cerca de 90 mil euros mensais), mas reduz o número de trabalhadores em dois terços (de três para um trabalhador), o que demonstra que este concurso foi combinado com uma empresa para esta despedir dezenas de trabalhadores.

Questionada pela FESAHT sobre a retoma da atividade do serviço de refeições a bordo, a CP desculpou-se em pareceres dos serviços de segurança e saúde no trabalho da CP, informando que devem reabrir dia 3 de maio, e que tal se deve às orientações da DGS, quando todos sabem que os restaurantes e bares já estão abertos desde ontem.

Os sindicatos vão promover plenários de trabalhadores para decidir as medidas a tomar.

Fonte: FESAHT